Skip to main content

Contratação remota: agora e no futuro

By 26 de janeiro de 2022maio 25th, 2022Blog, Gestão de Pessoas, Processos de Negócios, Zoho Recruit
Contratações remotas

À medida que a crise do COVID-19 continua, esperamos que você esteja seguro com sua família, lidando da melhor maneira possível.

Muitas indústrias importantes foram afetadas pelo coronavírus, mas o recrutamento não foi completamente congelado: o trabalho remoto ainda é muito procurado em todo o mundo, e encontrar candidatos qualificados para preencher essas funções envolve mudar sua mentalidade sobre a contratação tradicional!

Por isso, mudar para uma plataforma de contratação remota ajudará você a ficar à frente – agora e no futuro pós COVID-19.

Veja alguns pré-requisitos para construir uma plataforma de contratação remota rápida, eficaz e moderna:

Construa uma marca empregadora forte no universo online

Uma marca empregadora refere-se à identidade e à reputação de uma empresa como empregadora. Ter uma boa reputação como empregador ajuda você a atrair e reter talentos qualificados.

Para isso, é preciso fornecer uma ótima experiência ao candidato desde o início, descrevendo com precisão a maneira como sua empresa opera.

Também é preciso garantir que sua presença online o defina como uma empresa confiável e de alto perfil – o que permite que os candidatos se visualizem como membros de sua equipe.

Para chegar nesse nível, crie uma página de carreiras poderosa e um canal social atraente, que explique a cultura da sua organização. Inclusive, uma boa ideia é incluir depoimentos de funcionários remotos servindo de inspiração para as pessoas que estão pensando em se candidatar.

Meera Sapra, Gerente de Produto da Zoho, comenta um pouco sobre a sua experiência com trabalho remoto:

“Fui a primeira funcionária remota da Zoho. Quando entrei em 2008, o trabalho remoto não era comum, mas avançou rápido e o mundo mudou drasticamente. O coronavírus acelerou essa mudança, mas ela estava chegando há muito tempo. Nossa tecnologia moderna e a internet permitem que a maioria dos profissionais de escritório faça seu trabalho – não importa onde esteja! Em todos esses anos de trabalho remoto, realmente acredito que o trabalho é o que você faz, não um lugar para onde você vai.”

Digitalize seu processo de recrutamento

Ainda descobrindo maneiras de mover sua equipe para um ambiente de trabalho totalmente virtual? Você precisará de um conjunto abrangente de ferramentas tecnológicas para administrar seus negócios à distância.

Por exemplo, por meio da plataforma Zoho Recruit, é possível analisar os candidatos virtualmente com plataformas de entrevistas em vídeo, conectando-se com os melhores talentos de todo o mundo.

Além disso, podemos reduzir o tempo de contratação e automatizar seu processo de recrutamento, criando um modelo de convite para entrevista em vídeo por e-mail, enviando-o para um enorme banco de dados de candidatos e selecionando o melhor ajuste.

Por meio da plataforma digital, você também pode usar uma assinatura eletrônica (e-sign), se livrando da caneta e do papel na hora de autorizar a papelada online.

Com Zoho Recruit, o responsável pelos Recursos Humanos pode enviar documentos como convites para entrevistas, acordos de confidencialidade, formulários de inscrição e cartas de oferta diretamente para as caixas de entrada de e-mail de seus candidatos.

Encontre talentos – e deixe os talentos encontrarem você!

Com Zoho Recruit, você pode selecionar os melhores lugares para divulgar suas vagas de emprego (como sites de vagas populares e redes sociais), entrar em contato com os candidatos mais talentosos e manter-se atualizado sobre todas as formas como eles se candidatam a vagas.

Interaja com os candidatos em tempo real

Os recrutadores precisam de ferramentas novas e inovadoras para alcançar os candidatos onde eles já estão ativamente procurando por empregos.

Uma maneira de alcançar um alto engajamento do candidato é através do recrutamento via mensagens instantâneas via celular, que incluem chat ao vivo e chatbots baseados em Inteligência Artificial (AI).

Com a maior taxa de resposta, esse tipo de recrutamento oferece uma oportunidade incrível de alcançar e se conectar com candidatos em tempo real. Assim, é possível alcançar proativamente candidatos passivos e tirar as dúvidas deles em uma biblioteca de perguntas.

Se os candidatos não puderem se candidatar facilmente às suas vagas usando seus dispositivos móveis, as mensagens de texto não serão tão eficazes. Por isso, um aplicativo compatível com dispositivos móveis para suas listas de empregos é importante. Com o Zoho Recruit, você consegue tirar proveito esse sistema super eficaz!

Participe de feiras virtuais de carreira

Uma feira de carreira virtual é um evento online onde os empregadores encontram candidatos em salas de bate-papo, teleconferências, webcasts e webinars. Trocando informações sobre as vagas, os candidatos podem fazer upload de seus currículos e compará-los com a descrição do trabalho de um empregador, passando para a etapa de entrevista. Esse tipo de busca de emprego é um sucesso para muitas pessoas.

As feiras de carreira virtuais podem ser muito mais direcionadas do que as feiras de carreira tradicionais. Elimine o preconceito e incentive os candidatos a dar sua primeira melhor impressão!

Contratação colaborativa é a chave

Se você está contratando para funções remotas ou é um recrutador remoto, conectar candidatos para o trabalho perfeito continuará sendo uma prioridade – não importa onde você esteja.

Coloque toda a sua equipe de recrutamento a bordo para discutir coletivamente sua próxima grande contratação: por meio do Zoho Recruit, eles podem estar envolvidos desde estágios iniciais da contratação remota, revisar os candidatos junto com você, adicionar comentários e avaliar com base nas habilidades necessárias para o trabalho.

Esperamos que essa lista de verificação te ajude a transformar os métodos tradicionais de contratação. Com tecnologia moderna, você pode aproveitar ao máximo a crescente demanda por trabalho remoto!

Saiba mais sobre recrutamento e seleção!

Fonte: “Remote hiring: now and into the future” – Zoho Blog.

Close Menu