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Como o CRM pode ajudar no relacionamento com os clientes?

Relacionamento

O relacionamento com o cliente é um fator de suma importância para o sucesso de uma empresa. Entenda como o CRM pode ajudar com ele!

Se uma empresa deseja mais autoridade no mercado, otimizar as negociações e aumentar a renda, ela deve investir em um CRM!

Que é uma ferramenta para promover uma melhor gestão com o cliente, o protagonista da marca.

A sigla significa Customer Relationship Management e é uma estratégia que visa oferecer ao cliente uma experiência encantadora.

Dessa forma, fazendo o cliente criar conexão com o produto e marca que está consumindo, para ser fidelizado.

Pode ser utilizado por empresas de qualquer segmento, como uma empresa especialista em lavagem de estofados de carros a seco, essas práticas mesclam o que há de melhor das tecnologias com as técnicas do marketing.

O que é CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente?

O objetivo do CRM é justamente facilitar a negociação e alinhar todo o time comercial, de forma que haja organização quando se contatar o cliente.

Customer Relationship Management ou CRM, traduzido para o português significa gestão de relacionamento com o cliente.

Se trata de um processo que coloca o cliente em primeiro lugar promovendo uma expansão do negócio.

Na prática, essa gestão ocorre por diversos meios comunicativos, que permitem um contato mais assertivo com o cliente.

Isso porque há um armazenamento organizado dos dados dele, como seu nome, endereço, quantas vezes ele acessou o site e mais.

Todos esses dados permitem conhecer melhor sobre o perfil do cliente e ter uma concentração dos dados em apenas um local.

Assim, promovendo uma melhor gestão de tudo que foi coletado.

Dessa forma, a empresa consegue ter um melhor controle sobre suas ações e sobre o seu público-alvo, seja ele voltado para sacada de vidro fumê ou não.

Porém, não é apenas nos clientes da marca que o CRM atua, essa ferramenta também está envolvida com os clientes potenciais, aqueles que já manifestaram certo interesse pelo produto ou serviço e que podem a realizar a compra.

Com isso, essa estratégia propõe diversas vantagens, como:

  • Dados em um só local;
  • Funil de vendas mais simplificado;
  • Histórico de relacionamento com o cliente;
  • Estatísticas de desempenho;
  • Informações sobre os clientes;
  • Relatórios assertivos;
  • Segmentação de clientes.

Vamos supor a seguinte situação, uma dona de casa ligou para um negócio de instalação de varal de teto com o objetivo de contratar os serviços para a sua residência.

Assim, nos primeiros segundos da ligação, a atendente já solicita os dados (telefone, CPF e outros).

Adquirindo as informações que ficam no CRM, o próximo passo é realizar o serviço, caso contratado.

Depois que o varal foi instalado, a mesma atendente pode entrar em contato com a dona de casa.

Na ligação, questione como foi a instalação e se está tudo certo com o trabalho que foi realizado.

Além disso, faça outras perguntas que levem a cliente a se sentir importante para a empresa.

Assim, para a empresa analisar os dados do cliente e, também, a sua performance, todos os atendimentos ficam gravados no sistema.

Essa ação ajuda a melhorar o posicionamento da empresa no mercado e o seu relacionamento com o público.

Portanto, o melhor de tudo, pode ser usado por qualquer empresa, de pinturas industriais e prediais a salão de beleza.

Sistema CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente

Apesar de ser uma ramificação da gestão de relacionamento com o cliente, o sistema CRM é diferente das estratégias de CRM.

O sistema é uma plataforma que guarda as informações que obtidas e permite a gestão dos dados.

Dividido em dois tipos, em sistema de interação e de aquisição do conhecimento, é por meio dele que se pode ver o que cada cliente espera do negócio.

E, dessa forma, é possível personalizar o atendimento e até mesmo o produto ou serviço.

Sistema de interação

São aqueles que promovem o contato direto com o cliente.

Geralmente, através de callcenter, chatbot, sistema de frente de caixa ou qualquer outro sistema utilizado pela equipe de vendas para registrar a distribuição do produto.

Como, por exemplo, o Zoho CRM.

Sistema de aquisição do conhecimento

Após essa interação com o consumidor, as informações coletadas serão transformadas em relatórios e gráficos, que serão analisados.

Por exemplo, após o relatório de um atendimento de um negócio para regularizar CNH cassada for gerado, a empresa terá em mãos dados importantes!

Que, sobretudo, são úteis para elaborar campanhas, segmentar os seus clientes e também melhorar o atendimento.

Todo esse conhecimento é um grande suporte e uma espécie de bússola para a equipe de vendas.

Assim, ela saberá se os clientes estão realizados com o os resultados, qual a etapa de funil de cada um e se a equipe está agindo corretamente.

Essas vantagens, de forma automática, motivam a otimizar o posicionamento da marca no mercado e melhoram a rentabilidade do negócio.

Isso porque faz com que as vendas sejam mais diretas e distintas, e também fideliza os clientes; passo muito importante.

A importância de fidelizar clientes

Especialistas afirmam que manter clientes, ou seja, fidelizá-los, é mais lucrativo para as organizações do que buscar por novos clientes.

Isso porque custa de 5 a 7 vezes mais conquistar novos clientes do que fidelizar os que já se possui.

A fidelização é uma das melhores práticas que uma empresa pode ter.

Afinal, conquistar pessoas é um processo complexo, mas gera grandes benefícios para a empresa, como agregar valor à marca, divulgação orgânica e renda fixa.

Sem contar que esses clientes atraem outros clientes, que podem ser os seus amigos, parentes, colegas de trabalho ou seguidores nas redes sociais.

É uma divulgação denominada como orgânica e mais assertiva.

Portanto, para que essa fidelização ocorra, colocar as estratégias de CRM em prática é uma ótima opção.

Assim, elas podem despertar as emoções necessárias e criar uma conexão entre a empresa e o cliente ou futuro cliente.

Esse encantamento oferecido pelo CRM está relacionado com a melhora do atendimento e do relacionamento.

O que ocorre por meio dos relatórios, que indicam os pontos positivos e negativos.

Por exemplo, um escritório de arquitetura está montando uma sala planejada moderna para uma cliente.

Como forma de promover uma experiência diferente para esse cliente, o escritório pode apostar em um atendimento exclusivo.

Dicas de como organizar a sala, manter contato após entregar o projeto e até dar um presente podem promover uma ligação com o cliente.

Desta forma, ele se sentirá especial e desenvolverá uma relação com a marca.

Outra vantagem do CRM para a fidelização de cliente é que o time tem uma estratégia mais definida para abordar o consumidor, fechar a venda e captar clientes.

Utilizar o software CRM, como antes dito, é uma forma de conseguir relatórios bem detalhados.

Assim, se estimula a análise mais intensa das ações e atitudes de todos os envolvidos no processo.

Então, se um negócio de insumos para máquinas de café busca vendas mais nichadas, ele pode contar com a análise de atitudes feita pelo software CRM.

E isso ajudará a empresa na realização de uma venda mais assertiva.

Veja: 10 coisas que um gestor precisa saber antes de implementar um CRM!

Considerações finais

Sendo assim, existem várias formas de se aproximar de um cliente e de fazê-lo permanecer consumindo o produto ou serviço.

Por isso, as empresas não podem deixar de apostar em ferramentas que oferecem essa melhor gestão e que qualificam a sua empresa.

Sendo assim, toda tomada de decisão deve se basear em dados e análises profundas.

Logo, evitam situações graves para o negócio, que arriscam seus recursos, e também a sua reputação frente ao mercado.

Por isso, fazer uso CRM é uma boa forma de evitar que esses erros aconteçam!

Então, seja na criação de ações, na abordagem de clientes, fidelização ou outros processos que fazem parte do dia a dia de uma empresa.

Quando o CRM é colocado em prática, o processo de vendas torna-se mais ágil e pode render resultados positivos, como vendas grandes.

Seja em um negócio de piso epóxi industrial ou em uma loja de materiais de construção, todos podem ter bons resultados.

Além disso, essa ferramenta abre portas para que novos clientes busquem o negócio.

O que ocorre, sobretudo, por meio da fidelização de clientes, que tornam-se divulgadores orgânicos da marca.

Com isso, você consegue otimizar o processo de vendas, organizar melhor o setor de vendas e analisar dados com melhor fundamento.

E, por fim, irá transformar o relacionamento com o cliente em algo bom ao utilizar o CRM.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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