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Quando implementar um sistema de CRM na minha empresa?

Série do Blog: Parte 4 de 5

Este é o quarto post de uma série de cinco partes sobre as 5 grandes questões dos Sistemas de CRM, onde abordaremos quando você deve implementar um sistema de CRM em seu negócio.

Se você perdeu as três primeiras postagens, confira Quem deve usar um CRM , O que é CRM  e Por que você deve usar CRM

Quando implementar um sistema de CRM

Como uma pequena empresa, você provavelmente usa um processo organizacional que tem funcionado bem até este ponto. Talvez você tenha usado o Excel para acompanhar novas compras e informações de contato ou talvez use vários aplicativos diferentes para seus dados.

Seja qual for o seu processo, você está procurando por algo mais (ou você não estaria lendo isso!).

Blocos de Construção

Em pesquisa realizada pelo  Gartner , ele menciona oito blocos de construção essenciais de iniciativas de CRM: visão, estratégia, experiência do cliente, colaboração organizacional, processos, informações, métricas e tecnologia.

Os sistemas de CRM fazem parte desses blocos de construção e podem ser implementados assim que a visão for estabelecida. Os sistemas de CRM  fazem parte de sua estratégia geral e ajudarão na colaboração organizacional, processos, experiência do cliente, informações e métricas.

Em uma pesquisa recente, os usuários de CRM compartilharam o momento de implementar um sistema de CRM para seus negócios.

Os usuários de CRM disseram que implementaram seu sistema de CRM quando:

  • Começou a sentir que estava perdendo vendas porque os acompanhamentos não estavam acontecendo;
  • Queria melhorar a comunicação central entre a equipe de vendas e as equipes de suporte ao cliente que precisavam compartilhar informações sobre os clientes;
  • Perceberam que precisavam de um local centralizado para acompanhar a comunicação com o cliente.

Se você tiver um processo que parece estar funcionando bem e está apenas curioso para saber por que alguém precisaria de um sistema de CRM, continue lendo este post.

Indicadores

Aqui estão alguns indicadores para ajudá-lo a decidir quando é hora de usar um  sistema de CRM:

  1. Você gostaria de ter seus contatos organizados por indústria, grupos…etc.
  2. A busca “encontrar” no Excel não encontra facilmente as informações do seu cliente.
  3. As informações em sua planilha precisam ser constantemente atualizadas.
  4. Você não tem como vincular os resultados da sua campanha de marketing por e-mail aos seus clientes.
  5. Você começou a veicular campanhas do Google  AdWords e não sabe se alguma de suas ligações recentes veio de suas campanhas.
  6. Você contratou seu primeiro vendedor e não consegue acompanhar o pipeline dele.
  7. Você começou a fazer marketing para adquirir mais leads.

O uso de um  sistema de CRM nos estágios iniciais do crescimento dos negócios ajudará você a configurar processos de vendas em andamento, gerenciar relacionamentos com clientes e ficar por dentro de negócios importantes. Assim, ao construir sua equipe de vendas, você terá sistemas para rastrear seu pipeline para atender às metas de crescimento do negócio. 

No próximo post, falaremos sobre aonde você vai depois de implementar um CRM e as melhores práticas para uso da tal ferramenta.

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Por Laura Burrus.      

Fonte: Zoho.