13 coisas a considerar ao implementar um plano de CRM -

13 coisas a considerar ao implementar um plano de CRM

By 4 de janeiro de 2018CRM

Um CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) é o nome de qualquer sistema ou modelo usado para gerenciar as interações de uma empresa com seus clientes atuais ou futuros clientes.

Ele pode ser usado para organizar, automatizar e sincronizar todas as áreas voltadas para o cliente em sua empresa: desde marketing até vendas, atendimento ao cliente e suporte técnico.

O CRM oferece a você tempo para desenvolver outras áreas do seu negócio, ao mesmo tempo em que garante que você não está deixando seus clientes existentes para baixo ou respondendo a novas consultas de maneira eficiente.

Estes são alguns dos benefícios da implementação de um CRM de boa qualidade

  • Todas as informações de seus clientes são armazenadas em um único local, é fácil atualizá-las e compartilhá-las com toda a equipe.
  • Atualizações de colegas devem ser salvas imediatamente.
  • Todos os membros da sua equipe poderão ver o ponto exato em que sua empresa se comunicou pela última vez com um cliente e qual era a natureza dessa comunicação.
  • Os CRMs podem fornecer automaticamente métricas instantâneas sobre vários aspectos da sua empresa.
  • Relatórios podem ser gerados. Estes também podem ser usados ​​para prever e planejar o futuro.
  • Você poderá ver o histórico completo da interação de sua empresa com um cliente.
  • Calendários e agendas podem ser integrados, relacionando eventos ou tarefas importantes com o cliente relevante.
  • É possível sugerir tempos adequados para entrar em contato com os clientes e definir lembretes.

Obviamente, há muito mais benefícios na implementação de um CRM, se você precisar de mais conhecimentos básicos de CRM e for fã de metáforas longas, leia meu artigo no início do ano.

O que considerar antes de implementar um plano de CRM

  • Você tem tempo para implementar o CRM corretamente? Sistemas menores para empresas menores podem precisar de um mês ou dois, enquanto empresas de maior escala podem precisar de seis meses a um ano. Implemente-o devagar e com cuidado, departamento por departamento, certificando-se de que cada equipe tenha se ajustado completamente antes de passar para a próxima.
  • Certifique-se de que você e sua equipe saibam como usá-lo. Isso requer treinamento completo. O CRM será inútil se ficar parado sem uso.
  • Você precisa de todos os recursos oferecidos por um CRM? É possível que alguns recursos sejam um desperdício de dinheiro para suas necessidades específicas. Sistemas diferentes fazem coisas diferentes, portanto, certifique-se de que também faça exatamente o que você precisa.
  • Encontrar um sistema que atenda às suas necessidades em um pacote pode não ser possível, então esteja ciente de que você pode precisar personalizá-lo para se adequar à sua empresa . Há infinitas possibilidades aqui, portanto, não se deixe levar, pois os custos subirão de acordo.
  • Verifique se você conhece o custo total do seu CRM. Não apenas as taxas iniciais ou mensais, há também a quantidade de tempo, horas de trabalho e negócios que podem ser perdidos durante a implementação.
  • Garanta que o CRM funcione em dispositivos móveis e possa ser acessado remotamente. Os funcionários não são necessariamente sentados em suas mesas quando precisam ser usados ​​ou atualizados. Atualizações em tempo real são necessárias para garantir que os clientes não sejam contatados duas vezes com o mesmo acompanhamento exato.
  • Se você está deixando um sistema de CRM para outro, como é fácil transferir dados existentes? Os provedores de CRM podem manter suas informações em formato criptografado, difícil de exportar, portanto, pode ser necessária ajuda externa ou aplicativos.
  • Seu hardware possui os requisitos mínimos corretos para o sistema em que você está interessado?
  • Funcionará para o Outlook , Gmail ou qualquer provedor de e-mail que sua empresa use?
  • O seu CRM tem integração completa de mídia social? É vital que qualquer cliente ou cliente que interaja com você em canais sociais possa ser incluído nas atualizações do seu CRM. Você perceberá que isso acontece cada vez mais à medida que seus canais públicos se tornam mais populares. Para informações mais detalhadas, baixe nosso guia de melhores práticas CRM na era social .
  • Você tem uma equipe de análise totalmente treinada em CRM que possa estudar e entender os dados e os relatórios gerados pelo sistema? Provavelmente, é aconselhável implementar um plano de limpeza para seus dados existentes antes que o novo sistema seja implementado. Peneirar os contatos para remover quaisquer leads duplicados ou extintos.
  • O sistema pode ser facilmente atualizado , garantindo que ele não se torne redundante no futuro próximo?
  • Ter um software extra na empresa, especialmente um integrante como esse, significa que há muito mais para gerenciar e, possivelmente, dar errado. Certifique-se de ter o suporte técnico para garantir seu bom funcionamento.