Devoluções do Zoho campaigns
As devoluções ocorrem quando os emails enviados não podem ser entregues. Normalmente, o servidor de email envia uma mensagem de erro, detalhando o motivo da devolução. Para saber mais sobre esse mecanismo, vamos percorrer o processo de envio de um email e onde as devoluções se encaixam na imagem.
O que outras pessoas estão dizendo

Como os saltos são gerados?
Quando um email estiver pronto e o botão ‘Enviar’ for clicado, o sistema procurará imediatamente o domínio e o servidor de email do destinatário. Depois que nosso sistema entra em contato, o servidor de correio analisa a mensagem para determinar se ela será entregue. Se a mensagem passar pelo servidor de email, ela será considerada um sucesso. Se esse servidor descobrir que o endereço de email é inválido ou não existe, as devoluções correspondentes serão devolvidas ao servidor do remetente. Isso é chamado de ‘salto forte’.
Se o endereço de e-mail do destinatário existir, mas não tiver espaço de armazenamento suficiente para aceitar a mensagem, ele retornará ao remetente como um ‘retorno suave’. Existe a possibilidade de que essas devoluções tenham ocorrido enquanto o sistema destinatário estiver ocupado ou incapaz de lidar com solicitações. Esses e-mails serão tentados novamente nos próximos cinco dias.
Nosso sistema identificará o status de entrega de correio com base na resposta / código / mensagem de status do sistema destinatário e, em seguida, gerará um relatório para ele.
Significado das taxas de rejeição
As taxas de rejeição são importantes para determinar quantos de seus emails chegam à caixa de entrada dos contatos e quantos não. Eles também afetam a reputação do seu domínio, por isso é essencial ficar de olho nos seus números de devolução. Os ISPs (Internet Service Providers) e os Email Service Providers (ESPs) definem um certo limite para as taxas de rejeição; exceder esse limite pode levar a um aviso ou suspensão da conta.
Tipos de rejeição
Os saltos vêm em duas categorias: saltos suaves e duros.
Saltos suaves
Uma devolução suave é apenas uma falha de entrega temporária. Isso não significa necessariamente que o endereço de email é inválido ou não está mais ativo; portanto, continuaremos tentando enviar emails para esses endereços.
Estes são alguns motivos comuns para um salto suave:
- A caixa de correio do destinatário está cheia.
- O servidor de email está temporariamente indisponível.
- O conteúdo do email é muito grande.
- Conteúdo com spam ou endereço do remetente na lista negra.
Em muitos casos, os retornos leves são resolvidos por conta própria. Os profissionais de marketing devem dar a máxima prioridade a essas falhas temporárias, a fim de evitar um grande colapso no futuro. Um bom profissional de marketing deve ter um plano para lidar com quedas suaves.
Se um endereço em particular rejeitar seu e-mail três vezes, ele será considerado um salto duro e esse endereço será adicionado à lista ‘Rejeitado’ para preservar a integridade do servidor e do IP.
Resumindo a história, retornos suaves = falhas temporárias na entrega.
Saltos fortes
Um salto forte significa que há uma razão permanente para a falha na entrega. Geralmente, os endereços dos destinatários são adicionados imediatamente à lista ‘Devolvidos’. Os saltos bruscos frequentes derrubam drasticamente a reputação de enviar fontes.
Aqui estão alguns motivos comuns para a rejeição forçada de um email:
- O endereço de email do destinatário não existe.
- Nome de domínio não existe.
- Erros de digitação tornam o endereço de email inválido. (por exemplo, gnail.com em vez de gmail.com)
- O servidor de email do destinatário bloqueou a entrega.
- O endereço de email está inativo.
- A conta de email foi fechada.
Saltos fortes são bastante sérios. Um aumento na taxa de rejeição forte afeta muito a reputação do domínio do remetente com ESPs e ISPs e também pode levar à lista negra do seu endereço de email.
Resumindo a história, saltos fortes = falhas permanentes na entrega.
Como evitar quedas
- Use o método de assinatura de inscrição dupla ao adicionar contatos à sua lista de e-mails.
- Envie e-mails regularmente para seus contatos e mantenha sua lista limpa.
- Acompanhe sua entrega de e-mail e faça as alterações necessárias em sua lista de e-mails imediatamente.