Usando botões personalizados

A personalização é a maneira mais poderosa de construir um sistema CRM flexível. No Zoho CRM, você pode personalizar módulos, campos, páginas, links e muitos outros elementos. Além desses elementos, o Zoho CRM agora permite que você crie novas ações de botão com a ajuda de um recurso avançado chamado Botões Personalizados.

O Zoho CRM possui botões padrão que são usados ​​para executar várias ações predefinidas. Por exemplo, Converter é um botão padrão usado para converter um lead em contato, conta ou potencial. Da mesma forma, o Clone é outro botão padrão usado para clonar qualquer registro em sua conta do CRM. Da mesma forma, os administradores de CRM podem criar novos botões e definir um conjunto de ações com base em seus requisitos . Botões personalizados no Zoho CRM podem ser usados ​​para conectar seu CRM com aplicativos de terceiros, conectar diferentes módulos Zoho CRM ou conectar-se a outros aplicativos Zoho.

Disponibilidade

Permissão de perfil necessária : os usuários com a permissão Personalizar Zoho CRM podem acessar esse recurso.

Nota:

  • Botões personalizados são restritos com base em permissões de perfil. Os administradores podem compartilhar cada botão personalizado com diferentes perfis e os usuários nesses respectivos perfis só podem acessá-lo.
  • O botão personalizado está disponível para todos os módulos predefinidos e personalizados, exceto o módulo Atividades.

Criar botão personalizado

Para criar um botão personalizado

  1. Faça login no Zoho CRM com privilégios administrativos.
  2. Vá para Setup> Customization> Modules and Fields.
  3. Na Lista de Módulos , selecione o módulo necessário.
  4. Na guia Links & Buttons , clique em Criar novo botão .
  5. Na página Criar seu botão , faça o seguinte:
    • Digite o nome do botão.
      O nome do botão não deve exceder 30 caracteres.
    • Clique no link Adicionar descrição e especifique os detalhes do seu botão personalizado.
      A descrição não deve exceder 250 caracteres.
    • Escolha o local do seu botão personalizado na lista suspensa.
      Os botões personalizados podem ser colocados em 6 locais diferentes na sua conta do CRM – página Criar / Clonar, página Editar, página Visualizar, página Exibição de Lista, um botão para cada registro na visualização de lista e na Página Listas Relacionadas.
      Note que você pode criar até 50 botões para cada módulo.
    • Escolha uma ação a ser executada quando um usuário clica no botão personalizado. Você pode escolher uma ação predefinida da galeria ou uma ação existente que já tenha sido criada pelos usuários em sua organização. Além disso, defina sua própria ação escrevendo uma função personalizada, abra uma nova guia da Web ou invoque uma URL com base nas suas necessidades.
      É obrigatório escolher a ação do botão. Consulte também  Ações do botão
  6. Clique em Salvar. 
    Quando o botão personalizado é associado a uma ação, os Administradores do CRM podem gerenciar permissões, atribuindo apenas perfis específicos para exibir e acessar o botão personalizado.

Nota:

  • Você tem permissão para criar até 50 botões personalizados para cada módulo no Zoho CRM.
  • Se você colocou o botão personalizado em uma página de exibição de lista , certifique-se de selecionar pelo menos um registro antes de executar a ação do botão.
  • Do modo de exibição de lista, você também pode escolher vários registros para executar a ação do botão. No caso de vários registros serem selecionados e a ação do botão ser uma função personalizada, os valores dos registros passados ​​serão ||| (três símbolos de tubos) separados.

Definir ação do botão

Cada botão personalizado deve ser associado a uma ação quando um usuário clica no botão. Você pode definir sua ação de botão de uma das seguintes maneiras:

  1. Da galeria
  2. De ações existentes
  3. Escreva suas próprias funções personalizadas (ativadas pelo Editor de scripts do Deluge)
  4. Invoque uma URL
  5. Abra uma guia da web

1. Escolha sua ação de botão da galeria

O Zoho CRM oferece algumas ações de botão prontas para implantação na galeria, que podem ser associadas a um botão personalizado para diferentes cenários de negócios sempre que necessário.

Considere o seguinte cenário:

Potencial Recorrente: Por exemplo, você pode precisar repetir um potencial por um ano. Crie um botão personalizado que clona uma determinada informação de registro potencial para o próximo ano.

Para associar a função Galeria a um botão personalizado

  1. Crie um botão personalizado e escolha a ação do botão como Da Galeria na lista suspensa.
    Pronto para usar ações serão listadas na galeria.
  2. Clique em Configurar para a ação correspondente que você deseja usar.
    Por exemplo: Potencial Recorrente
  3. Na caixa de diálogo Configurar Função Personalizada , especifique os valores para o mapeamento de Argumento e clique em Salvar .
    Por exemplo:

    • potentialId: escolha “potentialId” na lista de campos.
    • billingCycle: clique em “Especificar valor personalizado” e especifique o valor como MONTHLY ou HALF_YEARLY ou QUARTERLY com base no ciclo de faturamento da sua organização.
    • authToken – Clique em “Especificar valor personalizado” e insira seu authToken criado para o serviço CRM. Consulte também Usando o token de autenticação
  4. Selecione os perfis aos quais você deseja fornecer acesso a esse botão recém-criado.
  5. Clique em Salvar .
    Seu botão personalizado será criado com sucesso.
    Por exemplo: no módulo Potenciais, sempre que um usuário clicar no botão “Potencial Recorrente” na página de detalhes do registro, o potencial específico será clonado para o período de tempo selecionado.

2. Escolha sua ação de botão da ação existente

Ações existentes são ações de botão predefinidas criadas por usuários em sua organização Esta opção estará disponível somente quando você já tiver criado funções personalizadas para botões personalizados em sua conta Zoho CRM. Essas ações podem ser reutilizadas com diferentes botões personalizados sempre que necessário.

3. Defina sua própria ação de botão

Você pode definir sua própria ação de botão das seguintes maneiras:

  • escrevendo função personalizada ou
  • invocando uma URL
  • abrir uma guia da web

Escreva sua própria função personalizada

Usando nosso Editor de Script do Dilúvio, você pode começar a definir sua própria ação de botão escrevendo uma nova função personalizada. Consulte também Script de Dilúvio – Guia de Referência .

Para escrever sua própria função personalizada

  1. Crie um botão personalizado e escolha a ação do botão como Escrever Função Personalizada na lista suspensa.
  2. Na página Funções personalizadas , faça o seguinte:
    • Especifique o Nome e a Descrição para sua função e clique no link Editar Argumentos .
      Função Personalizada
    • Na caixa Edit Arguments , especifique o nome do método e mapeie o argumento com o nome do campo ou especifique o valor customizado no módulo CRM.
    • Clique em Concluído .
  3. Escreva sua função requerida no Editor de Script do Dilúvio.
  4. Clique em Salvar e Executar Script para validar seu código.
    Se não houver erros, seu script estará pronto para ser associado ao botão personalizado.
  5. Clique em Salvar .
    O script será associado ao botão personalizado. Escolha diferentes perfis de usuário para verificar quem pode acessar o botão personalizado e clique em Salvar no Crie o seu botão página Sempre que você clicar no botão personalizado, a função associada será acionada e a ação necessária será executada em um clique.

Acompanhamento de Resposta

Você pode criar um alerta ou mostrar uma notificação pop-up sempre que clicar no botão personalizado. Essa resposta deve ser configurada ao gravar a função customizada usando o editor de script de dilúvio. Se alguma tarefa de URL aberta for configurada na função personalizada, a última tarefa de URL aberta será aberta de acordo com a configuração do usuário em uma nova guia ou em uma nova janela ou em uma janela pop-up. Por padrão, a string vazia será retornada para cada função personalizada associada ao seu botão personalizado.

Limites de Funções Personalizadas:

Os limites gerais de uso das funções personalizadas são mostrados abaixo. Esse limite é aplicável para as funções personalizadas usadas para automação de fluxo de trabalho, botões personalizados e listas relacionadas personalizadas.

Tarefas de integração – 25.000 chamadas de API Zoho / dia usando o dilúvio.
Obter dados – 25.000 chamadas / dia
Dados da postagem – 25.000 chamadas / dia
Enviar e-mail – 1000 e-mails / dia

Nota:

  • As regras de fluxo de trabalho também podem ser acionadas por meio da função personalizada executada no botão personalizado, usando as tarefas de integração da API do CRM dentro do Deluge Scripting.

Invoque uma URL

Usando Invoke a URL, você pode abrir um URL com o clique de um botão. Isso abrirá uma ação desejada em uma nova janela, na própria janela existente ou em uma nova guia.

A seguir, um exemplo que mostra como você pode invocar uma URL usando um botão personalizado.

Visite os perfis da empresa de seus leads no Zoho CRM: todos os contatos da sua conta podem ter um campo no qual você especifica o nome da empresa. Ao criar um URL associado a uma empresa específica, você pode acessar diretamente o perfil da empresa da conta clicando no botão personalizado (esse botão personalizado pode ser colocado durante a criação, a clonagem ou a exibição de um registro com base em suas necessidades). Por exemplo: o link pode ser: http://techcrunch.com/topic/company/${Accounts.Company}

Nota:

  • O conteúdo do URL pode ser dinâmico e você pode mesclar o URL com os campos do módulo. No caso da exibição de lista, os campos de mesclagem devem ser separados por vírgulas.

Para invocar um URL em um clique de um botão

  1. Crie um botão personalizado e escolha a ação do botão como Invocar um URL na lista suspensa.
  2. Digite o valor para construir o URL.
    O tamanho do URL não deve exceder 3000 caracteres.
  3. Selecione os Campos na lista suspensa. Isso irá inserir a variável de campo como parte do URL.
  4. Escolha onde você deseja mostrar a ação do botão.
  5. Selecione o perfil para o qual o botão personalizado precisa estar acessível.
  6. Clique em Salvar .

Abrir uma guia da Web

Escolha Abrir uma guia da web como a ação do botão que permite abrir uma guia da web em uma nova guia junto com os campos de mesclagem associados em apenas um clique de um botão. Você pode criar uma nova guia da Web ou escolher na lista de guias da Web que já foram criadas e associadas ao seu botão personalizado.

Para abrir uma nova guia da web

  • Crie um botão personalizado e escolha a ação do botão como Abrir uma guia da web na lista suspensa.
  • Você pode criar uma nova guia web ou escolher uma na lista disponível.
  • Agora crie uma nova guia da Web e associe-a ao seu botão personalizado.
  • O URL da guia da Web será exibido. Você pode adicionar campos de mesclagem de acordo com seus requisitos. Clique em Salvar .

    Portanto, a guia da Web juntamente com os campos de mesclagem associados será aberta sempre que você clicar no botão personalizado.

Editar botão personalizado

Você pode editar os botões personalizados existentes sempre que necessário. Apenas o administrador da conta do Zoho CRM pode editar os botões personalizados.

Para editar um botão personalizado

  1. Vá para Configuração > Personalização> Módulos e campos > [Selecionar módulo] > Links e botões .
    Na guia Links & Buttons , todos os botões personalizados existentes serão listados.
  2. Escolha o botão necessário que você deseja editar e clique no ícone Editar .
  3. Na página Edit Your Button , edite o nome do botão, a ação do botão, etc. conforme suas necessidades.

Ordenar botões personalizados

Agora você pode ordenar a ordem em que os botões estão visíveis no módulo / registro. Vamos dizer que você criou 5 botões, cada um com seu uso exclusivo. 2 botões que são usados ​​com freqüência podem ser colocados no topo da lista e os 3 que são usados ​​moderadamente podem ser colocados abaixo.

Para classificar um botão personalizado

  1. Vá para o módulo no qual você criou o botão.
  2. Clique na seta para baixo perto do botão personalizado para visualizar a lista de botões.
  3. Arraste e solte os botões para classificá-los na ordem necessária.

Excluir botão personalizado

O Zoho CRM Administrator pode excluir o botão personalizado a qualquer momento.

Para excluir um botão personalizado

  1. Vá para Configuração > Personalização> Módulos e campos > [Selecionar módulo] > Links e botões .
    Na página Links & Buttons , todos os botões personalizados existentes serão listados.
  2. Escolha o botão necessário que você deseja excluir e clique no ícone Excluir .