Funções de Associado em Regras de Fluxo de Trabalho

O Zoho CRM Functions ajuda você a atualizar os dados em módulos de CRM ou aplicativos de terceiros, executando scripts de programa simples. Quando um registro corresponde aos critérios de fluxo de trabalho, o mecanismo de fluxo de trabalho aciona automaticamente a função e atualiza os registros do CRM. Com Functions, você pode programar scripts usando o Deluge Script (desenvolvido pelo Zoho Creator), associá-los a regras de fluxo de trabalho e automatizar o processo de negócios. Veja também Script de Dilúvio – Guia de Referência .

Cenários de Negócios

  • Montante acumulado de cada transação (o status é fechado ganho) para a Receita Total (campo personalizado) para a conta relacionada. Se o cliente fizer 10 pagamentos, você poderá visualizar a receita total da página Conta, em vez de criar um relatório. Com base na receita total gerada pelo cliente, você pode classificá-los como clientes do tipo A, tipo B e tipo C.
  • Crie um projeto no Zoho Projects ou em qualquer aplicativo de gerenciamento de projetos de terceiros quando o negócio for vencido e fechado no CRM. Além disso, visualize o link do projeto em um registro de conta ou transação para monitorar o andamento do projeto.
  • Atualizar automaticamente as informações de endereço dos contatos com base no endereço de correspondência da conta pai.
  • Quando o status da transação for “fechado vencido”, envie a transação, o contato relacionado e os detalhes da conta para a Zoho Books ou para qualquer software de contabilidade de terceiros. Quando o status da fatura for alterado para “pago” no software de contabilidade, atualize instantaneamente o registro da transação no CRM.

Público-alvo

  • Administradores de CRM que configuram regras de fluxo de trabalho para usuários
  • Programadores com habilidades REST API e Deluge Script

Disponibilidade

Permissão de perfil necessária : os usuários com a permissão “Gerenciar automação” podem acessar esse recurso.

Configurar funções

Você pode configurar as funções em três etapas:

  • Crie uma função.
  • Associe a função a uma regra de fluxo de trabalho.
  • Integração de funções de teste.

Para criar uma função

  1. Vá para Setup > Automation > Workflow Automation > Function .
  2. Na página Funções do Fluxo de Trabalho , clique na função Configurar .
  3. Na página Configurar função , selecione uma função da Galeria, função existente ou escreva uma nova usando o Deluge Script.
    Função Personalizada
  4. Clique em Salvar.

Para associar função a uma regra de fluxo de trabalho

  1. Vá para Setup > Automation > Workflow Automation > Rules.
  2. Na página Regras do Fluxo de Trabalho , clique na regra Criar.
  3. Na guia Criar Nova Regra , especifique os parâmetros da regra de fluxo de trabalho.
  4. Selecione a função, em Ações instantâneas .
  5. Agora selecione a função a ser acionada.
  6. Clique em Salvar .
    Função Personalizada

Para testar a integração da função

  1. Adicione dados de teste no Zoho CRM de acordo com seus critérios de regra de fluxo de trabalho.
  2. Verifique os dados recebidos do Zoho CRM via função, em seu aplicativo.
  3. Modifique seu código de função no Zoho CRM, se os dados não forem recebidos ou se houver uma incompatibilidade de dados.
  4. Continue esse teste até obter os dados necessários do Zoho CRM para o seu Aplicativo.

Anotações importantes

  • Você pode associar até 6 (1 ação instantânea e 5 ações com base em tempo) por regra de fluxo de trabalho.
  • Você pode executar apenas 5000 linhas (declarações) em uma única chamada de função.
  • Você pode transferir dados para um máximo de 10 campos de CRM do Zoho CRM para aplicativos de terceiros usando a função.
  • Você pode recuperar dados de outros aplicativos para o Zoho CRM usando a função.
  • Você deve atualizar o ticket da API regularmente de acordo com os limites em aplicativos de terceiros.
  • Você não receberá nenhuma notificação por e-mail se a integração da função parar de funcionar devido a qualquer problema em uma API de terceiros.
  • Se houver alguma falha durante a conexão ao serviço Zoho Creator, a função enviará a segunda notificação após 15 min. Posteriormente, o sistema não enviará notificações para esse acionador de fluxo de trabalho específico. Os erros retornados pelo Zoho Creator são mostrados na seção Motivo das falhas.
  • Se você exceder a contagem máxima por dia, o sistema não enviará as notificações de função restantes para aplicativos de terceiros e notificará a falha ao Administrador.
  • O Zoho CRM enviará os dados no seguinte formato padrão para os campos Data e Data e Hora para aplicativos de terceiros:
    • Data: aaaa-MM-dd
    • Data Hora: aaaa-MM-dd hh: mm
  • Limites para funções:
    • Chamadas por dia – 10000 chamadas / dia ou 200 chamadas por licença de usuário para a organização. (o que for menor)
    • Tarefas de Integração – 25.000 chamadas de API Zoho / dia usando o dilúvio.
    • Obter dados  e dados  – 25000 chamadas / dia (totalmente) 
    • Enviar e-mail – 1000 e-mails / dia

Cenário Empresarial

Role o valor do acordo para a conta principal

Resumo

O montante acumulado de cada transação (status fechado é vencido) para Receita Total (campo personalizado) para a conta relacionada. Se o cliente comprar 10 vezes, você poderá ver a receita total da página “Conta”, em vez de gerar um relatório. Com base na receita do cliente, você pode classificá-los como clientes tipo A, tipo B ou tipo C.

Para configurar essa função, siga estas etapas:

  1. Faça login no Zoho CRM.
  2. Abra  Configuração> Automação> Automação de fluxo de trabalho> Regras> Criar uma regra de fluxo de trabalho para o módulo Ofertas .
  3. Clique em Next .
    Função Personalizada
  4. Escolha quando você quer executar esta regra. Agora selecione a opção Criar ou Editar em execução com base em uma ação de registro .
    Função Personalizada
  5. Clique em Concluído.
  6. Escolha para quais registros você quer executar a regra. Selecione Registros que correspondem à opção de condição e defina os critérios como “O estágio contém vencimento fechado”.
    Função Personalizada
  7. Clique em Concluído .
  8. Agora escolha a função como ação instantânea.
    Função Personalizada
  9. No pop-up Configurar função , clique no link Galeria .
  10. Na página da Galeria , clique em Configurar para Valor da Oferta de Roll-up para a função Conta .
  11. Especifique valores para os argumentos conforme mencionado abaixo:
    • ID da conta: escolha a coluna “AccountId” na lista de campos.
    • SumUpField: Especifique o campo que você tem no módulo de contas para o somatório.
    • Clique no link “Especificar valor personalizado” e digite o nome do seu campo.
  12. Salve a configuração. Isso agora atualizará automaticamente a soma da receita gerada por todas as transações de uma conta no módulo de conta.

Consulte os códigos de erro

Quando a execução da função falhar, uma das seguintes mensagens de erro será exibida no Zoho CRM:

Códigos de Status HTTP

  • 400 Solicitação Inválida – Frequentemente faltando um parâmetro obrigatório.
  • 401 Não autorizado – Nenhuma chave de API válida fornecida.
  • 402 Request Failed – Os parâmetros foram válidos, mas a solicitação falhou.
  • 404 não encontrado – o item solicitado não existe.
  • 500, 502, 503, 504 Erros do servidor – Erro no aplicativo de terceiros.
  • Código de erro 1 – Temporariamente não consegue se conectar ao servidor da API. Verifique os logs do servidor de API, configurações de firewalls para solicitações enviadas do CRM.

Erros Personalizados

  • Falha no processo interno – Quando a função não é executada devido a erros no processamento do script.
  • Limite diário atingido – quando a empresa atingiu o limite máximo do dia.
  • Script de Dilúvio – Quando a execução de acionadores de fluxo de trabalho falha devido a erros no Script de Dilúvio.

Visualizar Funções Gráfico de Uso

Zoho CRM fornece gráficos que mostram as estatísticas de uso diárias ou semanais de funções em vários recursos. Você pode visualizar o uso do alerta em  Configurações  >  Configuração  >  Automação  >  Ações  >  Funções .

O   link Mais informações fornece informações detalhadas sobre as estatísticas de uso. Por favor, note que o gráfico irá cobrir as estatísticas de uso dos últimos 7 dias.