Usando o Token de Autenticação

A Zoho CRM API está disponível em todas as edições do Zoho CRM. Para usar a API, você precisará do Zoho CRM Authentication Token da sua conta do CRM. Por favor, certifique-se de que você tem permissão para acessar o serviço da API. Se você não tem permissão, entre em contato com o administrador do CRM.

Gerar token de autenticação

Para gerar o token de autenticação, você precisa enviar uma solicitação de autenticação para o Zoho Accounts usando o formato de URL abaixo. Certifique-se de que você é um usuário confirmado, caso contrário, ao gerar o token de autenticação, você poderá receber um erro – ” ACCOUNT_REGISTRATION_NOT_CONFIRMED “.

Formato de URL

Modo de API:

Para gerar o token de autenticação no modo de API, faça o seguinte:

  1. Faça login no Zoho CRM.
  2. Abra https://accounts.zoho.com  .
  3. Na página inicial do Zoho Accounts , clique em Two Factor Authentication .
  4. Na página Two Factor Authentication , clique em Manage Application Specific Passwords .
  5. No pop-up Application Specific Passwords , faça o seguinte:
    1. Digite o nome do dispositivo ou aplicativo
    2. Digite a senha atual
    3. Clique em Gerar . Você receberá a nova senha específica do aplicativo com espaços.
  6. Remova os espaços em senha e inclua na URL do modo de API a seguir para gerar o token de autenticação.

https://accounts.zoho.com/apiauthtoken/nb/create?SCOPE=ZohoCRM/crmapi&EMAIL_ID=[Username/EmailID]&PASSWORD=[Password]&DISPLAY_NAME=[Nome da aplicação]

Nota :

  • Use o método HTTP POST para fazer a solicitação.

Os parâmetros a serem transmitidos junto com este URL são:

Parâmetro Descrição
IDENTIFICAÇÃO DO EMAIL Especifique seu nome de usuário ou ID de e-mail do Zoho CRM
escopo Especifique o valor como ZohoCRM / crmapi
SENHA Especifique sua senha do Zoho CRM
MOSTRAR NOME Especifique o nome do aplicativo que descreve o propósito de usar este AuthToken. Por exemplo, “MailChimp” ou “Google Apps”

Para mais informações, consulte a página de ajuda da Autenticação de dois fatores  .

Resposta da Amostra

#
#Wed Feb 29 03:07:33 PST 2012
AUTHTOKEN = bad18eba1ff45jk7858b8ae88a77fa30
RESULTADO = VERDADEIRO

Nota:

  • O token de autorização pode ser usado em todas as suas chamadas de API. Você também pode ver o formato da URL em  Setup > Developer Space >  APIs .
  • Você precisa estar logado em sua conta do CRM para usar o modo de navegador.

Exemplo

Veja um exemplo para buscar registros:

https://crm.zoho.com/crm/private/xml/Leads/getRecords?authtoken=7d987658943g4j09h43dd0b167dda34b&scope=crmapi

Revogando Tokens de Autenticação

Você pode excluir o token de autenticação gerado para sua conta na página “Minha Conta Zoho”.

  1. Entrar no Zoho CRM
  2. Abra [nome de usuário] > minha conta
  3. Na sua página Contas , clique em Autômatos Ativos .
  4. Na página Active Authtokens , você pode remover (revogar) tokens de autenticação.

Nota:

  • Para fins de segurança , você não poderá visualizar os tokens de autenticação existentes. Por favor, salve o token de Auth como e quando ele é gerado.
  • A remoção de um token de autorização excluirá o token permanentemente.
  • Se você regenerar o Auth Token, atualize seu programa com o novo token.

Pontos para lembrar

  • O token de autenticação é específico do usuário e é um token permanente.
  • Na exclusão, o token existente será excluído permanentemente. O novo token precisa ser substituído em todas as chamadas da API.
  • O token de autenticação da conta de um usuário se tornará inválido se o usuário for desativado.
  • Notificamos os usuários do CRM (Usuários que geraram o token de autenticação) se sua organização exceder o limite da API.
  • No caso, seu aplicativo exige mais do que o limite superior, suas solicitações de API adicionais não serão processadas. Para evitar problemas de transferência de dados, avalie seus requisitos de API com bastante antecedência. Se você precisar de alguma ajuda, entre em contato com nosso suporte em support@zohocrm.com