Atribuindo Territórios
Como posso…
Como os territórios são atribuídos?
Automaticamente
- Os territórios são atribuídos automaticamente a contas, contatos e transações quando são criados ou modificados.
- Quando um registro atende aos critérios de um território, só então ele é validado para seus sub territórios.
- Se um registro não atender aos critérios, ele será validado para o próximo território do mesmo nível na hierarquia.
- Quando um registro satisfaz os critérios de um território, ele será atribuído a esse território e o Zoho CRM continuará a verificar se o registro atende aos critérios dos outros territórios e sub-territórios na hierarquia.
- Por exemplo, pegue a seguinte hierarquia de territórios:
No exemplo:- Se o registro atender aos critérios para a América do Norte e também para seu sub-território, Central, o registro terá o território central atribuído a ele. Por favor, note que ambos os territórios, América do Norte e Central, não serão atribuídos aos registros.
- Se o registro atender aos critérios do Zylker, mas não atender aos critérios de outros territórios na hierarquia, somente o Zylker será atribuído ao registro.
Manualmente
- Os gerentes de território podem atribuir manualmente registros a seus territórios e sub territórios.
- Usuários com perfil de administrador também podem atribuir manualmente territórios a registros.
- Territórios que são adicionados manualmente só podem ser removidos manualmente. Territórios atribuídos automaticamente não podem ser removidos manualmente.
Atribuição de territórios para contas
Aqui estão alguns cenários:
Cenários | O que vai acontecer? |
O registro atende aos critérios de um único território. | O registro será atribuído ao território. |
O registro atende aos critérios de vários territórios. | O registro é atribuído a todos esses territórios. |
O registro não atende aos critérios de um território pai, mas atende aos critérios de seu sub território. | Nem o território pai nem o sub-território serão atribuídos ao registro. |
O registro não satisfaz os critérios de nenhum território. | Nenhum território será atribuído ao registro. |
No máximo dez territórios podem ser atribuídos a uma conta. Aqui estão alguns casos de uso e a conseqüência
Atribuição de territórios para contatos
Aqui estão alguns cenários:
Cenários | O que vai acontecer? |
Uma conta não está associada ao contato. | Território não será atribuído ao contato. |
A conta associada ao contato não possui um território. | Território não será atribuído ao contato. |
A conta associada ao contato tem um único território. | O território da conta será atribuído ao contato. |
A conta associada ao contato tem vários territórios. | Territórios serão atribuídos com base nos seguintes critérios para:
|
- No máximo dez territórios podem ser atribuídos a um contato, dos quais apenas um território pode ser atribuído automaticamente com base na conta associada ao contato. Para mais detalhes, consulte a tabela Atribuição de contas.
- Com os casos de uso acima, se o sistema não determinar um único território, o território não será atribuído ao contato.
Atribuição de territórios para transações (oportunidades)
Os territórios são atribuídos a transações com base nas regras de negociação. Consulte também Ativar regra de negociação
Para vários territórios e sub territórios, você pode ter criado ofertas. Dois fatores são levados em consideração ao determinar a regra de negociação que será aplicada a um registro de transação. Eles são:
Contato associado à transação – se o contato associado à transação tiver um território atribuído a ele, o CRM verificará as regras de negociação nesse território. Se houver sub-territórios,
- O sistema verificará os territórios de primeiro nível da Regra de ofertas. Se nenhum existir, ele irá pular para o segundo nível e verificar. O sistema não verificará mais se nenhuma Regra de Negociação estiver disponível no segundo nível também.
- Quando as Regras de negociação existirem no território de primeiro nível na hierarquia, mas o registro não atender aos critérios, o sistema não verificará o segundo nível.
Conta associada à transação – se o contato associado à transação não tiver um território atribuído a ela, o CRM verificará a conta associada à transação e verificará o território da conta em busca das regras da transação. Se houver sub-territórios,
Este método também será seguido quando:
- Uma transação não satisfaz os critérios dos territórios com as Regras de negociação.
- Com o método anterior, se mais de um território corresponder à oferta.
- Uma transação não atende aos critérios da regra de negociação do primeiro nível de hierarquia.
- O primeiro e o segundo nível de território na hierarquia não possuem uma regra de negociação.
Além disso, os territórios serão reatribuídos a transações, se a conta ou contato associado for modificado. Aqui estão alguns cenários de negócios:
Cenários – Contatos | O que vai acontecer? |
Uma conta ou contato não está associado à oferta. | Território não será atribuído ao acordo. |
O contato associado à transação tem um único território. | O território do contato será atribuído ao acordo. |
O contato associado à transação tem vários territórios. | Territórios serão atribuídos com base nos seguintes critérios para:
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Cenários – Contas | O que vai acontecer? |
A conta associada à transação tem um único território. | O território da conta será atribuído à transação. |
A conta associada à transação tem vários territórios. | Territórios serão atribuídos com base nos seguintes critérios para:
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Nota:
- Apenas um território pode ser atribuído a uma transação.
- Com os casos de uso acima, se o sistema não determinar um único território, o território não será atribuído à transação. Além disso, observe que, se um território for atribuído manualmente a um registro, os territórios não serão atribuídos automaticamente com base nos casos de uso mencionados acima.
Reatribuição de territórios quando registros são modificados
Para contas, os registros filhos associados são contatos e ofertas. Quando uma conta é modificada e cai em outro território, o contato e a transação associados também podem ser reatribuídos a um território diferente. A tabela a seguir fornecerá detalhes sobre os vários casos de uso quando o registro pai for modificado.
Aqui estão alguns cenários de negócios:
Registros pai que são modificados | O que acontecerá com os registros associados? |
Um registro que fazia parte de dois ou mais territórios é agora transferido para um novo território. | Os registros serão reatribuídos ao novo território único. |
Um registro que foi atribuído a apenas um território é agora atribuído a territórios adicionais. | Os registros permanecerão atribuídos ao território do registro pai.Não será atribuído aos novos territórios adicionais. |
Um registro que foi atribuído a apenas um território agora é reatribuído para novos territórios. | Os registros não serão atribuídos aos novos territórios. Os registros associados não farão parte de nenhum território. |
Um registro que foi atribuído a mais de um território é agora atribuído a territórios adicionais. | Os registros permanecerão atribuídos aos territórios do registro pai. Não será atribuído aos novos territórios adicionais. |
Um registro que foi atribuído a mais de um território agora é reatribuído para novos territórios. | Os registros não serão atribuídos aos novos territórios. Os registros associados não farão parte de nenhum território. |
Executar regras para atribuir territórios automaticamente
Quando as regras de atribuição do território são executadas, os registros que atendem aos critérios da regra no território serão atribuídos automaticamente ao território. Inicialmente, quando você vai para Configuração > Usuários e Controle > Gerenciamento de Território > Atribuir Territórios na sua conta do Zoho CRM, você precisa executar as regras para as contas existentes. Com base nos territórios da conta, os contatos e as transações associadas também serão atribuídos aos territórios. Se você ativar as regras de negociação, também poderá executar regras para transações.
Você pode procurar registros e atribuí-los a territórios usando uma das três opções listadas abaixo:
- Por Território – Os registros dos territórios selecionados serão listados. Você pode selecionar os registros e atribuí-los aos territórios.
- Por Visualização Personalizada – Quando você tem os registros classificados usando as exibições de lista, é mais fácil visualizá-los e atribuí-los aos territórios apropriados.
- Aplicar meus próprios critérios – Quando as duas opções acima não atendem à finalidade, você sempre pode definir um conjunto de critérios para filtrar registros. Esta opção permite modificar o conjunto de critérios usando a opção Alterar padrão .
Para pesquisar registros e atribuir a territórios
- Vá para Configuração > Usuários e Controle > Gerenciamento de Território > Atribuir Territórios .
- Escolha Contas ou Ofertas na lista suspensa.
- Escolha uma das seguintes opções na lista suspensa:
- Território – selecione o território e os sub-territórios na lista suspensa.
- Exibição personalizada – selecione a exibição de lista na lista suspensa.
- Meus próprios critérios – Especifique um conjunto de critérios para filtrar registros.
- Revise os resultados correspondentes listados e clique em Executar Regras .
Os registros serão atribuídos a vários territórios com base nas regras do território. Você receberá um email de confirmação quando o processo de atribuição de territórios estiver concluído.
Nota:
- Territórios que são adicionados manualmente só podem ser removidos manualmente. Territórios atribuídos automaticamente não podem ser removidos manualmente.