Configurando a integração de anúncios do Google no Zoho CRM

Configurar a integração de anúncios do Google

Os usuários com perfil de administrador precisam ativar a integração de anúncios do Google no Zoho CRM. A configuração do Zoho CRM para Google Ads é composta pelas seguintes etapas:

  • Etapa 1: Autenticação – ative esse recurso e autorize sua conta do Zoho CRM a acessar sua conta do Google Ads.
  • Etapa 2: Configuração – Configure a conta do Google Ads e especifique quais dados você deseja enviar ao Google Ads para conversões off-line .
  • Etapa 3: codificação automática – ative a codificação automática, que gera o GCLID (Google Click ID) que pode ser usado para rastrear leads dentro do Zoho CRM.
  • Etapa 4: Empacotamento – Dê uma olhada nos novos campos, relatórios e painéis que serão adicionados após essa integração ser configurada.
  • Etapa 5: acompanhamento – Adicione snippets de código em seu website e formulário da Web para capturar os detalhes de clique do anúncio do Google no Zoho CRM. Este é um passo importante para acompanhar os dados de suas campanhas de anúncios no CRM.

Para configurar a integração com anúncios do Google

  1. Faça o login no Zoho CRM com perfil de administrador.
  2. Vá para Configuração > Marketplace> GoogleAnúncios do Google .
  3. Clique em Começar .

Etapa 1: autenticação

Para começar, você precisa autenticar sua conta do Google Ads e autorizar sua conta do Zoho CRM a acessá-la.

  1. Clique em Autenticar anúncios do Google .
  2. No pop-up Login – Contas do Google , insira o nome de usuário e a senha da sua conta do Google Ads .
  3. Clique em Aceitar . 
    Você será levado para o próximo estágio no processo de integração chamado Configuração.

Etapa 2: configuração

Nesta etapa, você precisa escolher o cliente de anúncios do Google que deseja vincular ao Zoho CRM e também selecionar uma opção para acompanhar as conversões.

Conta da MCC

Se você gerencia mais de uma conta de cliente de anúncios do Google usando uma conta de anúncios do Google, tipo MCC, pode selecionar as contas que deseja integrar e acompanhar no Zoho CRM. Tenha em atenção que a integração suporta os tipos Normal e MCC das Contas de anúncios do Google. Não suporta várias contas MCC. Todas as campanhas, associadas à conta do cliente selecionada, serão criadas no Zoho CRM na guia Campanhas.

Conversões de vendas

Na sua empresa, as conversões podem se referir a qualquer ação realizada pelo cliente ao clicar no anúncio. As ações podem ser inscrever-se para o seu produto, o download de um app ou ebook, a compra de um produto, ou apenas o preenchimento de um contato conosco formulário. Estas podem ser conversas on-line e off-line.

Imagine que você exibiu um anúncio da sua loja Zylker Curtains no Google Ads. Seu possível cliente, Jasmine Frank, gerente de compras da Acme Inc. clica no anúncio nos resultados da Pesquisa Google e preenche o formulário de consulta na sua página de destino. Neste momento, um lead é criado no Zoho CRM e o GCLID do cliente é anotado. Após alguns follow-ups da sua equipe de vendas, ela visita sua loja para dar uma olhada no seu material e faz uma compra. O vendedor fecha o potencial criado no Zoho CRM e levantou uma fatura para a Acme Inc. Consulte também Conversão off-line – Ajuda do Google

Embora ela tenha perguntado seus produtos on-line por meio da campanha de anúncios do Google, a conversão ocorreu no modo off-line. Tais conversões de vendas que acontecem fora do mundo on-line podem ser automaticamente vinculadas ao Zoho CRM usando essa integração. Os detalhes disponíveis no Zoho CRM podem ser enviados ao Google Ads para manter um conjunto completo de dados sobre conversões. Consulte também Enviar dados para o Google Ads

Ao enviar as conversões do Zoho CRM para o Google Ads, você pode:

  • Entenda quais cliques levaram a quais conversões off-line (e seu valor associado).
  • Aproveite os recursos de automação de lances para otimizar as conversões off-line.

Para vincular a conta de cliente do Google Ads e especificar as opções de importação de conversão

  1. Marque a caixa de seleção dos clientes correspondentes que você deseja integrar ao Zoho CRM. 
    Todos os clientes da sua conta do Google Ads serão listados aqui. Você pode escolher até 5 clientes na lista. Observe que várias contas da MCC não são compatíveis.
  2. Escolha uma ou mais das seguintes opções para exportar as conversões de volta para o Google Ads. 
    Em cada opção selecionada, uma entrada é criada em Ferramentas > Conversões em anúncios do Google.

    • O lead / contato é criado . Nos anúncios do Google, o nome de rastreamento de conversão criado é Zoho CRM Leads / Contacts . Para cada lead / contato criado no Zoho CRM, uma contagem aumenta para essa conversão. 
      A contagem de conversões está definida como Conversão única . A categoria de conversão está definida como inscrição .
    • O lead é convertido – nos anúncios do Google, o nome de rastreamento de conversão criado é Zoho CRM Lead Qualification . Para cada lead convertido no Zoho CRM, uma contagem aumenta para essa conversão. 
      A contagem de conversões está definida como Conversão única . 
      A categoria de conversão está definida como lead .
    • O potencial é ganho : nos anúncios do Google, o nome de rastreamento de conversão criado é Zoho CRM Sales . Para cada potencial ganho e fechado no Zoho CRM, o valor potencial é adicionado para essa conversão. 
      Contagem de conversões é definida como Todas as conversões . 
      A categoria de conversão está definida como compra / venda .
  3. Clique em Continuar .

Nota:

  • O acompanhamento de conversões entre contas não é suportado.
  • O Google não permite rastrear um potencial criado após 90 dias a partir de um clique.
  • O nome do acompanhamento de conversões do Google Ads ( Zoho CRM Leads / Contacts, Zoho CRM Lead Qualification , Zoho CRM Sales ) adicionado nos Anúncios do Google não deve ser alterado ou excluído pelos usuários.

Etapa 3: marcação automática

Ao configurar anúncios e o URL de destino correspondente, ou seja, a página de destino da campanha, a opção de codificação automática adiciona dinamicamente o parâmetro GCLID ao URL de destino. Isso ajuda você a identificar qual anúncio foi clicado em cada visita ao seu site. Consulte também Etiquetagem automática – Ajuda do Google

Exemplos:
URL com codificação automática: 
http://www.zylker.com/elegant-curtains.html?gclid=123xz

O Zoho CRM usa informações de URLs com tags automáticas para rastrear os seguintes detalhes:

  • Todas as palavras-chave do Google Ads que trouxeram um lead / contato para seu site.
  • A campanha em que essa palavra-chave foi usada.

Se a codificação automática estiver ativada, essa conta será listada. Para contas que não têm a codificação automática ativada, marque a caixa de seleção Sim, concordo em ativar a codificação automática para a (s) conta (s) não ativada (s) e clique em Ativar marcação automática agora .


Etapa 4: Embalagem

As guias , campos , relatórios e painéis oferecidos no Zoho CRM como parte dessa integração são listados para sua referência nesta etapa. Confira os vários novos campos que serão adicionados, os relatórios que estarão disponíveis e clique em Concluir .

A seguir estão os componentes que serão adicionados à conta do Zoho CRM assim que a integração for bem-sucedida. Observe que, inicialmente, apenas os usuários com acesso de administrador poderão acessá-los. O administrador pode ativar esse acesso para outras pessoas no perfil do usuário.

Nova aba

Uma nova guia será adicionada, ou seja, os anúncios do Google.

Novos campos

A tabela lista os campos disponíveis em Leads, Contatos e Potenciais na seção Informações do Google Ads. Os dados são preenchidos automaticamente nesses campos e os valores dos campos não podem ser editados.

CamposDescrição
ID da campanhaUm ID de número para a campanha.
ID do grupo de anúnciosUm ID de número para o grupo de anúncios.
ID do anúncioUm número de identificação para o anúncio.
ID da palavra-chaveUm ID de número para a palavra-chave.
Palavra chaveSua palavra-chave do Google Ads para a qual o lead foi criado.
Clique em TipoO tipo de clique que levou o lead ao seu website. Exemplo: título, chamadas telefônicas, sitelink etc.
Tipo de dispositivoO tipo de dispositivo usado pelo lead. Exemplo: computadores, dispositivos móveis, etc.
Rede de parceiros de pesquisaO tipo de rede de parceiros que gerou o lead. Exemplo: pesquisa do Google, parceiros do Google.
Nome da AdCampaignO nome da AdCampaign a partir do qual o lead é criado.
Nome do grupo de anúnciosNome do Grupo de anúncios do qual o lead é criado.
Rede de anúnciosO tipo de rede que gerou o lead. Exemplo: pesquisa do Google ou Rede de Display do Google.
de AnúnciosO anúncio que foi clicado pelo seu lead.
Data de clique do anúncioA data em que o anúncio foi clicado pelo visitante.
Exportação de Conversão AtivadaA data e hora em que os dados de conversão são enviados para o Zoho CRM. Como a cada 24 horas, os GCLIDs gerados no clique do anúncio e os leads adicionados no CRM são mapeados e os dados do Google Ads são adicionados aos respectivos registros no Zoho CRM.
Status exportado da conversãoDois valores são preenchidos neste campo: Sucesso e Falha. Quando os dados são enviados para o Zoho CRM, devido a algum motivo técnico, alguns dos dados de conversão não são adicionados ao Zoho CRM. Nesse caso, esse campo é marcado comoFalha, para o registro.
Motivo da falha de conversãoQuando devido a algum motivo técnico, os dados de conversão não são adicionados ao Zoho CRM, o motivo da falha é especificado.

Novos relatórios e painéis

Uma lista de relatórios e painéis padrão também é adicionada, como Campanhas do Google por setor, Campanhas do Google por status de lead, Potenciais fechados por campanhas, etc.

Etapa 5: acompanhamento

A configuração está quase completa. O processo de integração demorará um pouco com base nos dados do Google Ads. Enquanto isso, você precisa adicionar os códigos de rastreamento aos seus formulários da web.

Nesta etapa, você precisa adicionar snippets de código nas páginas da Web e no formulário da Web para capturar os detalhes de clique de um dos anúncios do Google no Zoho CRM. Este passo é importante e obrigatório, pois sem isso a integração não funcionará adequadamente. Clique em Siga-me pelas etapas para prosseguir.

Configurar o rastreamento de anúncios do Google

Depois de ativar e configurar a integração de anúncios do Google, você deve realizar algumas ações para acompanhar as informações do seu Google Ads no Zoho CRM.

  1. Adicione o código de acompanhamento do Zoho CRM em todas as suas páginas da web.
  2. Adicionar Zoho CRM elemento oculto em seus formulários web.

Etapa 1: adicione o código de acompanhamento em todas as páginas da web.

Nesta etapa, você adiciona um código de acompanhamento em todas as páginas da Web do seu site, idealmente em algum elemento universal, como o rodapé da página. Isso é necessário para acompanhar o GCLID gerado ao clicar no anúncio.

Quando um visitante clica no seu anúncio e chega à sua página de destino, há chances de o visitante navegar para outras páginas antes de preencher o formulário da web. Nesses casos, esse código de acompanhamento registra o GCLID gerado ao clicar no anúncio.

  1. Vá para Configuração> mercado> Google> Google Google Ads.
  2. Na página de integração de anúncios do Google , clique em Siga-me pelas etapas .
  3. Na etapa um, Capturar e armazenar informações de anúncios do Google , clique em Zoho CRM Tracking Code .
  4. No pop-up Embedding Tracking Code , copie o seguinte código de acompanhamento e cole-o em todas as páginas da web do seu site 
    <script type = “text / javascript” src = ‘https: //crm.zoho.com/crm/javascript/zcga .js ‘> </ script>

Etapa 2: adicione elementos ocultos em seus formulários da web.

Em seu formulário da web, adicionar o snippet de código para o elemento oculto é muito essencial para capturar o GCLID exclusivo que é gerado ao clicar no anúncio. Esse código ajuda a extrair os dados que o GCLID captura quando um visitante clica em um anúncio. O GCLID fornece informações como Campanha de anúncios do Google, Grupo de anúncios, Palavra-chave, Anúncio, etc., que são passadas para o banco de dados do cliente (Zoho CRM) junto com as informações de leads coletadas do visitante que preenche o formulário da web . Capturar o GCLID é obrigatório para capturar as informações dos anúncios do Google dentro da sua conta do Zoho CRM. Por favor, note que isto não é suportado para formulários Web-to-Case.

Para formulários web do Zoho CRM:

Ao criar novos formulários da Web no Zoho CRM, o código do elemento oculto pode ser incluído automaticamente no código do formulário. Para formulários web Zoho CRM existentes, o snippet de código precisa ser adicionado no código do formulário.

Criação de um novo formulário : ao configurar um novo formulário, adicione os detalhes do formulário, como o nome do formulário, o URL da página de destino, o URL do local do formulário etc. Se você for um usuário do Google Apps e tiver ativado a integração com anúncios do Google, o Google Ads script será automaticamente disponibilizado para você. Consulte também Configurando formulários da Web

Adicionando código a um formulário existente

  • Vá para Configuração  >  Marketplace> Google  >  Anúncios do Google .
  • Na página de integração de anúncios do Google , clique em Siga-me pelas etapas .
  • Na etapa dois, Transfira informações do Google Ads para Zoho CRM , clique em Zoho CRM Hidden Element .
  • No campo Oculto para formulários da Web existentes , copie o seguinte código de campo oculto e cole-o no código do formulário. 
    <input type = ‘hidden’ id = “zc_gad” name = “zc_gad” value = “” />

    Não se esqueça de adicionar o seguinte código de acompanhamento em todas as páginas da web do seu site, antes da tag </ body>. 
    <script type = “text / javascript” src = ‘https: //crm.zoho.com/crm/javascript/zcga.js’> </ script>

Para formulários da web de terceiros:

No caso do criador de formulários da Web de terceiros, além de adicionar o código de campo oculto no formulário da Web e o código de acompanhamento em todas as páginas da Web, você deve incluir a variável “GCLID” no script da API existente.

Para configurar o rastreamento do formulário da Web por meio de formulários da Web de terceiros

  1. Adicione o seguinte código de campo oculto no código do seu formulário da web. 
    <input type = ‘hidden’ id = “zc_gad” nome = “zc_gad” valor = “” />
  2. Adicione o seguinte código de acompanhamento em todas as páginas da web do seu website, antes da tag </ body>. 
    <script type = “text / javascript” src = ‘https: //crm.zoho.com/crm/javascript/zcga.js’> </ script>
  3. Inclua a variável “GCLID” no seu script de API existente, conforme mostrado no exemplo abaixo, para transferir os detalhes de rastreamento.

    <Leads> <row no = “1”> <FL val = “Fonte de chumbo”> 
    Download da Web </ FL> <FL val = “Companhia”> Sua empresa </ FL> 
    <FL val = “Nome”> Hannah </ FL> <FL val = ” 
    Sobrenome”> Smith </ FL> <FL val = “E-mail”> testing@testing.com </ FL> 
    <FL val = “Title”> Gerente </ FL> <FL 
    val = “Telefone”> 1234567890 </ FL> <FL val = ” 
    Telefone residencial “> 0987654321 </ FL> <FL val = “Outro 
    telefone”> 1212211212 </ FL> <FL 
    val = “Fax”> 02927272626 </ FL> <FL 
    val = “Celular”> 292827622 </ FL> <FL 
    val = “GCLID”>
    CMPjuu-Xx78CFRSTjgodPHsA3Q </ FL> </ row> 
    </ Leads>

O código de acompanhamento “zcga.js” busca o GCLID dos cookies do navegador e os envia ao banco de dados do terceiro. Para disponibilizar essas informações no Zoho CRM, você deve enviar os dados para o Zoho CRM via API. Juntamente com as variáveis ​​existentes, inclua a variável GCLID também para que o GCLID seja enviado ao Zoho CRM.