Configurar entrega dupla
Quando você altera os registros MX do seu domínio para o Zoho, todos os emails endereçados ao seu domínio começam a chegar no Zoho. Esta é a entrega direta de e-mail.
Além da entrega direta de e-mail, você também pode configurar entrega dupla ou parcial para o Zoho Mail Servers. A entrega dupla ou a entrega dividida podem ser configuradas nos servidores herdados ou nos servidores Zoho. Isso será útil para os usuários que estão na fase de transição e desejam avaliar o Zoho Mail Services paralelamente sem descontinuar completamente os Serviços de E-mail atuais. Isso também garantirá a continuidade dos negócios quando você alternar o serviço de e-mail de um provedor para outro.
Entrega dupla através do seu servidor de e-mail legado
Caso você deseje usar seu servidor legado como servidor de e-mail principal, as entradas MX não precisam ser alteradas. Você pode configurar a entrega dupla em seu servidor legado, rotear uma cópia dos e-mails recebidos para o Zoho ou configurar seu servidor de e-mail de forma que os e-mails de um conjunto de endereços de e-mail sejam roteados para o Zoho Mail Server.
Configurando a entrega dupla no Exchange
Você precisa decidir sobre o número de usuários do ‘Pilot’ Test para quem deseja configurar a Entrega dupla no Exchange. Ao contrário do Zoho, o encaminhamento de e-mail ou a entrega de e-mail não podem ser configurados no nível do Exchange para os domínios. Para configurar a entrega dupla no Exchange, você precisa configurar os Objetos de Contato para os usuários do Pilot e configurar cada conta de usuário para encaminhar o email de domínio para o email de contato.
Criando novo contato de email
- Inicie o Console de Gerenciamento do Exchange.
- Na árvore de console, expanda Configuração de Destinatário e clique em Contato de Email.
- No painel de ações, clique em Novo contato de email. O assistente Novo contato de email é exibido.
- Na página Introdução, em Criar um contato de email para, clique em Novo contato e clique em Avançar.
- Na página Informações de contato, preencha os seguintes campos:
- Unidade organizacional Por padrão, o assistente Novo contato de email exibe o caminho para o contêiner Usuários no serviço de diretório do Active Directory. Para modificar esse campo, clique em Procurar e selecione a unidade organizacional (UO) desejada.
- Primeiro nome Digite o primeiro nome do contato. Este campo é opcional.
- Iniciais Digite as iniciais do contato. Este campo é opcional.
- Sobrenome Digite o sobrenome do contato. Este campo é opcional.
- Alias Por padrão, o alias é o primeiro nome, as iniciais e o sobrenome do contato, separados por caracteres de sublinhado (_). Você pode modificar este campo.
- Endereço de email externo Para especificar o endereço de email externo, execute uma das seguintes tarefas: Para especificar um endereço de email personalizado, clique na seta ao lado de Editar, clique em Endereço personalizado e, em seguida, no endereço de email, digite o endereço de e-mail.
- Na página Novo Contato de Email, revise o resumo da configuração, que contém informações sobre as opções que você selecionou para o novo contato de email. Para fazer alterações, clique em Voltar. Para criar o novo contato de email, clique em Novo.
- Na página Conclusão, o resumo informa se o contato foi criado com sucesso. O resumo também exibe o comando do Shell de Gerenciamento do Exchange usado para criar o novo contato de email.
- Opcional: para evitar confusão, oculte o objeto de Contato recém-criado da Lista de Endereços Global do Exchange para seu domínio, da seguinte maneira:
- Na guia Exchange Advanced, marque a caixa ao lado de Ocultar das listas de endereços do Exchange.
- Clique em Ok para salvar as alterações.
- Clique em Concluir para concluir a tarefa.
- Repita os passos para cada contato piloto que você deseja adicionar.
Configurar o encaminhamento para o contato de email:
- Inicie o Console de Gerenciamento do Exchange.
- Na árvore de console, expanda Configuração do Destinatário e clique em Caixa de Correio.
- No painel de resultados, clique com o botão direito do mouse na caixa de correio para a qual você deseja configurar o encaminhamento de mensagens e clique em Propriedades.
- Em Propriedades, na guia Configurações de Fluxo de Mensagens, clique em Opções de Entrega e clique em Propriedades.
- Clique na caixa de seleção Encaminhar para. Isso habilita o botão Procurar.
- Clique em Procurar para abrir a caixa de diálogo Selecionar Destinatário. Clique OK.
- Para entregar mensagens de entrada para a caixa de correio, bem como para o endereço de encaminhamento configurado, marque a caixa de seleção Entregar mensagem para o endereço de encaminhamento e a caixa de correio.
- Clique em OK para retornar aPropriedades.
- Clique OK.
- Repita as etapas para configurar o encaminhamento para o Zoho para cada usuário do Pilot que você configurou.
Configurando a entrega dupla no Google Apps
Se você estiver usando o Google Apps como seu servidor, poderá configurar a entrega dupla no Google Apps para entregar uma cópia de todas as mensagens recebidas ao Zoho. Para encaminhar mensagens para todo o domínio:
- Faça login no painel de controle do Google Apps para seu domínio.
- Clique na guia Configurações e selecione E-mail na coluna da esquerda.
- Na seção Roteamento de email, clique em Adicionar outro destino.
- Na caixa Destino, insira zoho.com.
- Especifique em quais contas o servidor de email aplica a regra de roteamento, selecionando uma opção Entregar email para um.
- Para encaminhar todas as mensagens que o servidor de e-mail do Google Apps recebe, selecione Contas provisionadas se quiser duplicar o usuário configurado no Google Apps aqui.
- Selecione ‘Contas desconhecidas’ para direcionar os emails endereçados a endereços de email não existentes para o Zoho.
- Certifique-se de que a opção “Enviar notificações de rejeição” esteja desmarcada.
- Clique em Salvar alterações.
Entrega dupla através do Zoho Email Server
Você pode escolher o Zoho Mail Server como seu servidor principal. Neste caso, as entradas MX devem ser apontadas para o Zoho. Você pode configurar a entrega dupla no servidor Zoho Mail, para encaminhar uma cópia de todos os emails recebidos para o servidor legado. Consulte aqui as instruções de configuração.
Entrega dividida por meio do Zoho Email Server
Mesmo neste caso, Zoho atuará como o servidor primário. O roteamento de e-mail, nesse caso, será um pouco diferente, comparado ao cenário anterior. As contas de email que existem no Zoho receberão o email aqui. Quando os e-mails são endereçados a endereços de e-mail que não estão na configuração da organização no Zoho, esses e-mails serão roteados para o outro servidor. Consulte aqui as instruções de configuração.
Nota:
Quando você configura a entrega dupla no Google Apps ou no Zoho Servers, precisa adicionar o gateway de entrada do seu domínio nos servidores de e-mail secundários, para garantir a entrega tranquila de e-mails.