Opções de entrega avançada – roteamento de e-mail

Opções Avançadas de Roteamento de E-mail (Opções de Avaliação)

Primeiro, escolha o domínio para o qual você deseja configurar o roteamento e forneça os outros parâmetros com base em sua necessidade. Quando você tiver configurado os registros MX para entregar e-mails no Zoho Mail, poderá configurar ainda mais as opções avançadas de entrega, para rotear os e-mails para um servidor de destino diferente com base na opção de entrega de e-mail escolhida.

Tipo de entrega

Entrega dividida: entrega emails somente a contas não existentes

Você pode configurar o Split Delivery  quando tiver um conjunto de contas no Zoho Mail e as contas restantes no outro servidor. Quando você escolhe essa opção, os e-mails que chegam às contas que existem no Zoho são entregues no Zoho. Quando um email chega a uma conta, que não existe no Zoho, o email será redirecionado para o servidor de destino selecionado, em vez de retornar o email.

Entrega dupla: entrega de e-mail paralela somente para contas existentes.  

Você pode configurar a Entrega dupla  quando quiser a entrega de e-mail em ambos os servidores para todas as contas existentes no Zoho. No caso de um email chegar a uma conta inexistente, o email será devolvido diretamente dos servidores Zoho e não será verificado nos servidores de destino. Essencialmente, a Entrega dupla pode ser configurada quando você tem um serviço de backup ou arquivamento de e-mail em outro lugar ou deseja que ambos os sistemas coexistam devido a vários motivos.

Roteamento de e-mail: roteie todos os e-mails independentemente da conta no Zoho. 

Você pode configurar a opção ‘Email Routing’ no Zoho Mail, quando quiser que todos os emails endereçados ao seu email sejam roteados, independentemente de a conta estar configurada no Zoho ou não. Os e-mails serão entregues às contas do Zoho, se estiverem configuradas.

Parâmetros necessários para configurar as opções de entrega:

Servidor de Destino: O servidor de destino é um nome de domínio válido ou os servidores de e-mail válidos que podem receber e-mails diretamente. Quando um nome de domínio é fornecido no destino, os emails roteados serão entregues nos registros MX do domínio que foi fornecido como o destino. Caso os registros MX sejam fornecidos diretamente no destino, os emails serão encaminhados diretamente para os servidores fornecidos.

Alterar envelope SMTP: quando você fornece outro domínio como o servidor de destino, ex: mydestination.com, talvez queira que os emails sejam entregues para user@mydestination.com no outro servidor. Se a opção de envelope SMTP estiver habilitada, quando os emails forem roteados, o email será enviado para o endereço de email user@mydestination.com, quando os emails forem realmente enviados para user@mydomain.com. Isso depende da sua escolha e de sua decisão de fornecer o destino como nome do servidor ou nome de domínio.

Enviar devolução quando o email para o destino falhar: Quando você habilitar o roteamento para os servidores de destino, o email para o destino poderá falhar devido a vários motivos. Se você ativar a opção Enviar devolução, o e-mail devolvido será enviado ao remetente. Você pode ativar ou desativar os e-mails devolvidos ao remetente usando essa opção.

Endereço de e-mail de verificação:  antes que o roteamento de e-mail possa ser ativado, um e-mail de verificação será entregue ao servidor roteado para confirmar a validade dos detalhes do servidor de destino escolhido. Você precisa fornecer um endereço de e-mail válido para o qual um e-mail de verificação será enviado. Somente se o email tiver sido entregue com sucesso, o roteamento de email poderá ser ativado.

Roteamento para membros do grupo:  Geralmente, quando um email é roteado para um endereço de email do grupo, o email é entregue apenas ao endereço do grupo. Se a opção Roteamento para membros do grupo estiver ativada, ela será entregue na caixa de correio de cada membro do grupo.

Status da opção Entrega avançada – Você pode ativar ou desativar sua configuração de roteamento de e-mail aqui.

Configurando sistemas de arquivamento / retenção de email de terceiros

Os gateways de entrada e saída geralmente são usados ​​quando você usa sistemas de terceiros para serviços como arquivamento de e-mail, backup ou retenção de políticas corporativas. O serviço de terceiros fornecerá os registros MX ou o endereço IP, para uso com seus serviços e o endereço IP a partir do qual a cópia será roteada para o Zoho Mail.

Você precisa configurar o endereço IP fornecido pelo serviço de terceiros como ‘Gateway de entrada’. Da mesma forma, para rotear seus e-mails enviados por meio do serviço de terceiros, você precisa configurar o endereço MX ou IP no qual o serviço aceita o e-mail para backup, como Gateway de saída. Você pode consultar aqui os detalhes sobre as opções de backup disponíveis no Zoho Mail.

Gateway de saída – retransmissão de email de saída

Um gateway de email de saída é outro servidor configurado para retransmitir os servidores de saída de vários domínios de sua organização.

Você pode configurar o gateway de saída quando quiser retransmitir todos os emails de saída do servidor para outro servidor SMTP. O outro servidor entregará os emails para as respectivas contas especificadas para os destinatários. O outro servidor pode arquivar e-mails para fins de backup ou retenção de e-mail.

Gateway de e-mail de entrada

Um gateway de entrada é o servidor que encaminha os emails para os Zoho Mail Servers. Se os registros MX do seu domínio forem apontados para um servidor legado ou um servidor de backup, você poderá configurar o roteamento de e-mail do seu servidor legado para o Zoho, onde o MX não está direcionado para o Zoho. Nesses casos, você precisa fornecer os endereços IP dos servidores, que retransmitem e-mails para as contas aqui. Isso garantirá que os endereços IP configurados sejam considerados legítimos e permitidos para sua organização.

Nota:Para usuários recém-inscritos (plano gratuito), o roteamento de e-mail não estará disponível. Consulte aqui para mais detalhes.