Configuração do servidor SMTP – Zoho Mail
Índice
- O que é SMTP?
- Detalhes do Servidor SMTP do Zoho Mail
- Solução de problemas de configurações do servidor SMTP
SMTP – Simple Mail Transfer Protocol
SMTP ou Simple Mail Transfer Protocol permite que você envie e-mails de um aplicativo de e-mail por meio de um servidor específico. Por exemplo, se você quiser usar sua conta do Zoho Mail para enviar e-mail através de outro cliente de e-mail, você precisará definir as configurações nesse cliente com as informações do Zoho SMTP.
Configurações do SMTP para o Zoho Mail – SSL
Nome do servidor de saída: smtp.zoho.com
Porta: 465
Tipo de segurança: SSL
Requer autenticação: sim.
O endereço de e-mail deve corresponder ao endereço de e-mail / aliases da conta, para o qual os detalhes de autenticação são fornecidos.
Definições de configuração de SMTP para o Zoho Mail – TLS
Nome do servidor de saída: smtp.zoho.com
Porta: 587
Tipo de segurança: TLS
Requer autenticação: sim. O endereço de e-mail deve corresponder ao endereço de e-mail / aliases da conta, para o qual os detalhes de autenticação são fornecidos.
Você pode exigir uma senha específica do aplicativo para configurar a conta em outros dispositivos, se tiver ativado a autenticação de dois fatores.
Duplicate Sent Copies – Não salve uma cópia na pasta Enviados
Quando você envia um e-mail de outros clientes de e-mail, como o Outlook ou outros clientes de e-mail, usando o smtp.zoho.com, esses e-mails são automaticamente salvos na sua pasta Enviados. No entanto, existem alguns clientes de email que também, por comportamento, salvam uma cópia na pasta Enviados local. Isso causa e-mails duplicados na pasta Enviados (um salvo pelo cliente de e-mail e outro pelos Servidores Zoho). Nesses casos, o usuário pode escolher a opção ‘Não salvar uma cópia na pasta Enviada’, para evitar duplicação.
- Entre para o Zoho Mail
- Vá para Configurações
- Navegue para Contas de Correio >> SMTP
- Desmarque a opção ‘Salvar cópia de e-mail enviada’ para não salvar os e-mails enviados usando a configuração smtp.zoho.com na pasta Enviados.
Não é possível conectar-se ao servidor de saída / servidor SMTP
Às vezes, os clientes de email se conectam à porta padrão 25 ao se conectarem ao servidor SMTP. No caso do Zoho Mail, você precisa se conectar ao smtp.zoho.com em portas SSL ou TLS, por exemplo, 465 ou 587, respectivamente. Ex: No Outlook, você precisa verificar a seção ‘Advanced Server Settings’.
Se os detalhes da porta estiverem corretos e ainda houver problemas na conexão com o servidor, você precisará obter os detalhes do traceroute para o servidor smtp.zoho.com e compartilhá-lo para suportar (at) zohomail (dot) com os detalhes da sua conta , o seu cliente de email, screenshots da configuração, etc.
Falha de autenticação
Ao configurar o servidor SMTP / de saída, você precisa fornecer o endereço de e-mail inteiro e a senha correta para autenticação. Você pode exigir uma senha específica do aplicativo para configurar a conta em outros dispositivos, se tiver ativado a autenticação de dois fatores.
Retransmitindo erro não permitido
Quando o endereço de e-mail (ou credenciais de login) que você forneceu no aplicativo não corresponder ao endereço de e-mail (ou credenciais) do servidor de saída da sua conta, você verá um erro “Relaying Disallowed” ao tentar enviar um e-mail. O cliente SMTP não poderá enviar o email devido à incompatibilidade de endereço de email.
Isso pode acontecer quando um endereço de e-mail é usado como padrão em um programa codificado ou quando você digitou incorretamente o endereço de e-mail ao configurar sua caixa de entrada de e-mail. Você receberá e-mails sem problemas. Para resolver o erro “Relaying Disallowed”, você precisa corrigir o endereço de e-mail fornecido.
Retransmitindo erro não permitido ao usar o Calendário e o Correio do Outlook
Se você encaminhar “Eventos de Calendário” diretamente do Outlook, o Outlook tentará enviá-lo com o endereço De como o endereço de e-mail do Organizador. Nesse caso, você verá o erro “Relaying Disallowed”.
O convite não pode ser encaminhado diretamente devido à incompatibilidade do endereço de e-mail quando você envia o convite. Como alternativa, você pode clicar com o botão direito do mouse no evento e selecionar “Encaminhar como anexo” para enviar o convite do evento.
Não é possível receber e-mails de formulários de contato do site
Quando você usa formulários “Entre em contato” ou “Formulários da Web” em um site, a opção Enviar normalmente é usada para enviar e-mails. Esses e-mails são acionados a partir do seu provedor de hospedagem de sites (host da web). Na maioria dos casos, o nome de domínio do site corresponde ao nome do domínio no endereço de e-mail do qual são enviados. Ex: www.yourdomain.com/contact.html página irá enviar os detalhes para contact@yourdomain.com.
Nesse caso, o host da Web ou o servidor de email, que aciona um email, supõe erroneamente que os emails devem ser entregues localmente porque o nome do domínio é o mesmo. Para corrigir isso, abra as configurações do WebHost e escolha a opção Servidor de E-mail Remoto para indicar que esses e-mails devem ser entregues externamente. Você precisará verificar qualquer configuração de Entrega de Email Local e desativar a configuração local do WebHost. Isso garantirá que os e-mails de formulários da Web cheguem aos servidores do Zoho Mail e sejam entregues às contas de e-mail corretas.