Filtro de entrada

Os filtros de saída no Zoho Mail permitem que você organize seus e-mails enviados. Ele também ajudará você a executar automaticamente determinadas ações em seus e-mails enviados.

Criar novo filtro

  1. Entre para o  Zoho Mail
  2. Clique no   ícone Configurações  .
  3. Ir para  Filtros
  4. Se você tiver várias contas de email configuradas, selecione a conta necessária.
  5. Abra a  guia Filtro de e-mails recebidos . Clique em New Filter.
  6. A  caixa de diálogo Criar filtro é exibida na tela. Você terá que preencher o Nome, Filtrar Condições e Ações nesta caixa de diálogo.
  7. Forneça um nome  para o filtro, para identificar o filtro.
  8. Escolha como você deseja executar as ações de filtro.
    • Quando qualquer uma das condições corresponder (filtro com base em ‘Ou’) – As ações são processadas mesmo se uma das condições coincidir.
    • Quando todas as condições corresponderem (filtro com base em ‘E’) – As ações serão processadas apenas se todas as condições especificadas corresponderem.
    • Para todas as mensagens recebidas – As ações são processadas para todas as mensagens recebidas, independentemente de as condições coincidirem ou não.
  9. Escolha o parâmetro necessário para o Tipo de Condição e forneça a Condição para o parâmetro específico. 
  10. Selecione o padrão correspondente para conectar as condições que você forneceu. As opções disponíveis variam de acordo com o parâmetro escolhido. 
    1. Ex: Para o parâmetro “From”, o padrão pode ser “Contains”, “Begins with”, “Ends with” etc. 
    2. Para o parâmetro “Priority”, o padrão de correspondência é “Is”, “Higher than” e “Lower than”
  11. Depois de adicionar as condições necessárias, escolha as ações que você deseja definir para o seu filtro.
  12. Para as ações “Mover para pasta”, “Sinalizar como” e “Marcar como”, selecione a pasta, marca ou sinalizador adequado no menu suspenso no campo de ações.
  13. Selecione  “Parar o processamento de outros filtros”  para interromper a execução de outros filtros.
  14. Clique em  Salvar  para salvar suas preferências de filtro.

Condições e Ações

Qualquer filtro personalizado tem duas partes:  condições  e  ações . Em termos mais simples, você define as condições na primeira parte e fornece uma regra ou uma ação, que deve ser executada quando a condição da parte 1 for cumprida. 

Condições

Você pode configurar várias condições e várias ações com base em seus requisitos. As condições que podem ser associadas a qualquer filtro, os parâmetros operacionais e o tipo de dados que deve ser usado com cada condição estão listados abaixo: 

CondiçõesParâmetros operacionais
De

Contém, Não contém, Começa com, Termina com

É não é

Em, não em

Sujeito

Contém, Não contém, Começa com, Termina com, É, Não é

Para

Contém, Não contém, Começa com, Termina com

É, não é, somente eu

Cc

Contém, Não contém, Começa com, Termina com

É, não é, somente eu
Para / Cc

Contém, Não contém, Começa com, Termina com

É, não é, somente eu

ConteúdoContém, 
não contém
PrioridadeÉ, é menor que, 
é maior que
Nome do Anexo

Contém, Não contém, Começa com, Termina com, É, Não é

Tipo de Anexo

Contém, Não contém, Começa com, Termina com, É, Não é

EntreData hora

Ações:

Gerenciando sua caixa de correio:

  • Mover para pasta – Você pode selecionar uma pasta e mover o email para uma pasta específica. Você também pode criar uma nova pasta se ainda não tiver criado uma para um conjunto de condições.
  • Aplicar um Tag / Flag selecionado – Você pode escolher uma tag que possa ser aplicada ao email. 
  • Marcar como lida / não lida – Você pode alterar o estado de leitura / não lida do e-mail. Ex: Você pode marcar certas notificações como lidas, sem adicioná-las à contagem não lida. 
  • Excluir o e – mail – você pode mover o e-mail diretamente para o Lixo com base em algumas condições. Ex: Isso será útil quando alguns boletins continuarem chegando, mesmo depois de cancelar a assinatura várias vezes. 
  • Excluir após N dias – Esta ação exclui os e-mails que se enquadram na condição definida após o número especificado de dias. Essa ação será útil nos casos em que certas notificações forem necessárias nesse ponto, mas não forem significativas após alguns dias. 
    É sempre aconselhável usar a ação ‘Excluir após N dias’ com a ação ‘Mover para Pasta’ porque você terá uma ideia de que os e-mails nessa pasta específica serão excluídos após o número especificado de dias. Além disso, certifique-se de que essa pasta tenha um nome relevante para transmitir que o conteúdo da pasta será excluído após alguns dias. 
  • Encaminhar o e-mail (para um endereço de e-mail diferente) – Encaminhamento condicional – Em vez de encaminhar todos os e-mails, você pode definir algumas condições com base nas quais apenas alguns e-mails podem ser encaminhados. 
  • Não adicione anexos ao Visualizador de Anexos –  Os anexos de entrada não serão adicionados ao visualizador de anexos se esta ação for selecionada. Se você decidir que um registro de determinados anexos é suficiente apenas em e-mails e não precisa ser adicionado ao visualizador de anexos, essa ação poderá ser usada. 

Nota:

Se o Tipo de Condição selecionado for Qualquer uma destas condições para qualquer uma das seguintes ações, você será solicitado a verificar novamente seu Tipo de Condição:

  • Mover para o spam
  • Excluir o email

Processando seus emails:

  • Adicionar e-mail como notas – Adicione o e-mail inteiro como uma nota, com o assunto como título e o conteúdo do e-mail como o Notes. 
  • Atribuir mensagem como tarefa – Adicione o e-mail como uma tarefa, com o assunto como título e o conteúdo de e-mail como descrição
  • Funções  Personalizadas – Personalize as ações e condições do filtro usando os parâmetros disponíveis usando o script do Deluge via Zoho Creator. Saber mais.

Gerenciando seus anexos:

Você pode configurar filtros para enviar os anexos de e-mails que correspondam às suas condições para determinados serviços de armazenamento de arquivos ou optar por não adicionar anexos ao Visualizador de anexos usando uma das seguintes opções de filtro

  • Adicionar anexos ao Dropbox
  • Adicionar anexos ao Google Drive
  • Adicionar anexos ao OneDrive
  • Adicionar anexos à caixa
  • Adicionar anexos ao Zoho Docs
  • Não adicionar anexos ao Visualizador de Anexos –  Anexos que fazem parte de seus e-mails, não serão adicionados ao Visualizador de Anexos se você selecionar esta ação.

Autenticando os serviços de armazenamento

  1. Entre para o  Zoho Mail
  2. Clique no   ícone Configurações  .
  3. Ir para  Filtros
  4. Abra a janela Criar Filtro .
  5. Digite a condição necessária e clique em Selecionar Ações .
  6. Selecione Adicionar anexos ao filtro de sua escolha e clique em Escolher pasta .
  7. Clique no botão Autenticar na janela Autenticação que aparece.
  8. Se você ainda não estiver conectado ao serviço de armazenamento de arquivos de sua escolha em seu navegador, será solicitado a fazê-lo. 
  9. Uma vez conectado, uma janela de consentimento para permitir o acesso de seus arquivos será exibida. Clique em Permitir .
  10. A lista de seus arquivos e pastas será exibida. Você pode escolher a pasta para a qual deseja enviar seus anexos. O anexo será salvo na pasta raiz se nenhuma pasta for especificada.
Nota:

  • As etapas de autenticação acima são seguidas para as opções de filtro Dropbox, One Drive, Google Drive e Box. A opção de adicionar anexos ao Zoho Docs não requer o processo de autenticação, pois você já está conectado à sua conta Zoho.
  • As restrições de tamanho de upload dos anexos são subjetivas aos limites de tamanho das contas de armazenamento de arquivos do usuário.

Filtros Avançados

Você pode criar filtros avançados usando uma combinação de tipos de condição AND e OR. Selecione o tipo de condição Condições avançadas (E / OU) para criar filtros avançados. Depois de adicionar várias condições, você pode alterar a opção AND ou OR entre as condições clicando nelas.

Além de selecionar AND ou OR entre as condições, você pode decidir a seqüência na qual essas condições precisam ser executadas editando o padrão Critérios . Clique em Editar ao lado do padrão de critérios e insira a sequência desejada de condições e clique em Salvar .

Exemplo: 

Requisito – Todos os emails de paula@zylker.com e charles@zylker.com com o assunto ‘Marketing’ precisam ser processados.

Tipo de condição – condições avançadas (AND / OR)

Condição – De: paula@zylker.com (1), De: charles@zylker.com (2), Assunto: Marketing (3)

Padrão de Critérios  – ((1 OR 2) E 3). Os e-mails com (1) e (3) e e-mails com (1) e (2) serão processados, ou seja, os e-mails podem satisfazer 1 ou 2, mas precisam satisfazer 3.