Migrando e-mails do serviço de e-mail existente para o Zoho Mail

Migração IMAP vs POP

Se os seus e-mails estiverem em um serviço de e-mail hospedado na nuvem, como o Google Apps, o Yahoo ou qualquer outro servidor de e-mail em nuvem compatível com o Acesso IMAP, você poderá realizar uma migração de servidor para servidor via IMAP no Painel de Controle. Os dados das contas de usuário do seu servidor de origem serão diretamente migrados para as contas de usuário respeitáveis ​​no Zoho Mail. Essas contas de usuário precisam ser criadas no Zoho Mail antes de adicionar a migração. Siga  este  link para obter instruções detalhadas sobre a adição do usuário.

O Zoho Mail suporta Migração para IMAP e POP, mas a Migração para IMAP tem mais vantagens em comparação com a Migração para POP. Para saber mais sobre qual migração seria ideal para suas contas, clique aqui .

Detalhes de configuração necessários antes da migração:

Para ambas as Migração POP / IMAP, os seguintes detalhes são necessários. 

  • Nome do servidor – Nome do host do servidor IMAP ou do servidor POP do qual a migração precisa ser iniciada
  • Porta do servidor – Para portas padrão do Servidor de origem para SSL e Não-SSL são suportados. 
    • Portas suportadas para IMAP – 143 (não SSL), 993 (SSL) 
    • Portas suportadas para POP – 110 (não SSL), 995 (SSL) 
  • Tipo SSL – Somente Certificados Confiáveis ​​são suportados. Certificados SSL autoassinados não são suportados por motivos de segurança . 
  • Protocolo de migração –  Escolha se o seu protocolo de migração é POP ou IMAP .
  • Excluir lista de pastas – o administrador pode excluir algumas pastas, como “Spam”, para acelerar o processo de migração. Além disso, eles podem solicitar que os usuários criem uma pasta comum e movam os emails que não precisam ser migrados. Essa pasta pode ser fornecida na lista de exclusões comuns, que será aplicada a todos os usuários. 
  • Limite Máximo de Conexão – O limite máximo de conexão é o número de conexões máximas aceitas pelo servidor em um determinado momento. Por exemplo, se você fornecer 5 como o limite máximo de conexão quando a migração for iniciada, o processo de migração será iniciado simultaneamente para 5 usuários. O processo de migração será mais rápido quando houver migrações paralelas acontecendo entre os servidores. 
  • Prefixo do caminho – Alguns servidores IMAP esperam os detalhes do prefixo PATH para conexão e recuperação de e-mails via IMAP. 
  • Tempo de inatividade – Caso haja algum tempo de inatividade conhecido para o servidor ou determinadas horas da semana durante as quais o servidor esteja sobrecarregado, especifique o dia da semana, horário no formato de 24 horas (de ‘x’ horas a ‘y’) horas) e o fuso horário correspondente. A migração seria pausada durante o período de tempo especificado para evitar falhas de migração devido a isso. O Tempo de Blecaute e o Fuso Horário são aplicáveis ​​somente se houver Intervalos de Tempo predeterminados, durante os quais a migração deve ser pausada. 

Detalhes do Servidor de Origem para migração:

Para adicionar uma nova migração, você precisa adicionar o servidor de origem do qual os emails devem ser migrados. Você também pode executar a migração em lotes e também em servidores diferentes se tiver vários domínios hospedados por provedores diferentes e quiser migrar tudo para o Zoho Mail. 

  1. Entre para https://www.zoho.com/mail
  2. Inicie o Painel de Controle , vá para Mail Administration e escolha  Migration.
  3. Selecione Add Migration , para fornecer detalhes do servidor para migração.
  4. Forneça um título para a migração.
  5. Selecione o protocolo de Migração como IMAP ou POP com base em suas preferências.
  6. Se você estiver selecionando IMAP, escolha se deseja migrar do Gmail ou de outros provedores de serviços.
  7. No campo Nome do  servidor  , insira o nome do servidor do qual você está migrando (o nome do servidor será preenchido automaticamente se você estiver migrando usando o IMAP do Gmail). 
  8. Forneça o tipo de segurança e o número da porta para migração. 
  9. Forneça o limite máximo de conexão para o seu servidor.
  10. Na opção Excluir Lista de Pastas  , adicione a lista de pastas que você deseja ignorar durante a migração. Digite os nomes das pastas entre aspas duplas (“Pasta1”), caso em que apenas essa pasta será excluída. Se você quiser que todas as subpastas de uma pasta pai sejam migradas, digite o nome da pasta seguido por / *  entre aspas duplas (“Pasta1 / *”). Para informações detalhadas sobre a convenção, consulte  aqui .
  11. Selecione Adicionar migração para salvar os detalhes do servidor. 
  12. Você precisa adicionar os detalhes da conta a serem migrados como a próxima etapa. 

Detalhes do usuário de origem para migração:

Depois de ter adicionado os detalhes do servidor, você terá que adicionar os detalhes da conta. 

Você pode adicionar as contas manualmente ou importar os detalhes de um arquivo CSV. No entanto, verifique se você tem os detalhes da fonte e da conta de destino prontos. Para cada usuário adicionado, as credenciais de origem são verificadas com o servidor e o usuário é adicionado somente se a autenticação de origem for bem-sucedida. 

O procedimento para adicionar usuário varia dependendo do serviço do qual você está migrando.

Adição da conta de usuário do Gmail:

Etapas para adicionar contas de usuário manualmente para a migração do Gmail:

  1. Selecione  Adicionar Contas  para adicionar os detalhes da conta manualmente. 
  2. Forneça o nome de usuário / senha de origem e o destino para o qual os e-mails devem ser migrados. 
  3. Insira a prioridade para a conta.
  4. Marque ou desmarque as caixas de seleção em  Escolher opção  conforme sua preferência.
    • Marcar Importante como Tag  – Os  e – mails marcados como importantes no Gmail serão adicionados sob a tag ZMImportant no Zoho Mail.
    • Marcar com estrela como Tag  – Os  e –  mails marcados como importantes no Gmail serão adicionados sob a tag ZMStarred no Zoho Mail.
    • Excluir e-mails de caixa de entrada, caso haja mais de um marcador:  se um e-mail tiver vários marcadores na Caixa de entrada da sua conta do Gmail, esses e-mails não serão migrados para o Zoho Mail.
  5. Insira as pastas que precisam ser excluídas para migração na Lista de Pastas de Exclusão. Essa opção será útil quando o administrador executar migrações para o mesmo conjunto de usuários para alguns novos e-mails ou e-mails perdidos. Digite os nomes das pastas entre aspas duplas (“Pasta1”), caso em que apenas essa pasta será excluída. Se você quiser que todas as subpastas de uma pasta pai sejam migradas, digite o nome da pasta seguido por  / *  entre aspas duplas (“Pasta1 / *”). Para informações detalhadas sobre a convenção, consulte  aqui .
  6. Escolha se você deseja migrar todos os e-mails ou os que estão dentro de um período específico na opção Intervalo de datas.
  7. Clique em  Adicionar.

Etapas para importar usuários do arquivo CSV para a migração do Gmail:

Em vez de adicionar manualmente os usuários para migração, você também pode adicionar os detalhes do usuário a uma planilha do Excel, salvá-lo como um arquivo CSV e enviá-lo. As contas de usuário mencionadas no CSV serão enviadas para migração.

  1. Clique no  upload Contas link na página Contas de Migração.
  2. O formato para inserir os detalhes do usuário no arquivo CSV será diferente de acordo com o tipo de migração escolhido.
  3. No painel da direita da seção Carregar contas, você vai encontrar um exemplo de arquivo CSV.
  4. Os campos no arquivo CSV variam de acordo com os provedores do Gmail e Outros e-mails. Se você escolheu a migração IMAP do Gmail, o arquivo de amostra relevante será baixado.
  5. Faça o download do arquivo de amostra, procure os detalhes e insira os detalhes do usuário de acordo.
  6. Salve como um arquivo CSV.
  7. Escolha o respectivo arquivo e clique em Ok para fazer o upload das contas.
  8. As contas adicionadas serão listadas na seção.
  9. Você poderá modificar os detalhes do servidor ou o tipo de migração antes de iniciar a migração. 
  10. Verifique se todas as contas a serem migradas foram listadas na seção “Contas”. 

Inclusão de outra conta de usuário do provedor de email:

Etapas para adicionar contas de usuário para outra migração de email:

  1. Selecione Adicionar Contas para adicionar os detalhes da conta manualmente. 
  2. Forneça o nome de usuário / senha de origem e o destino para o qual os e-mails devem ser migrados. 
  3. Na  opção de pasta , você pode escolher a opção  Todas as Pastas  ou  Pastas Específicas  . 
  4. Se você escolher a opção Todas as pastas  , no caso de migração IMAP, poderá optar por pular todas as pastas durante a migração usando a opção Excluir lista de pastas .
  5. A opção de ignorar pastas será útil quando o administrador executar migrações para o mesmo conjunto de usuários para alguns novos e-mails ou e-mails perdidos. Digite os nomes das pastas entre aspas duplas (“Pasta1”), caso em que apenas essa pasta será excluída. Se você quiser que todas as subpastas de uma pasta pai sejam migradas, digite o nome da pasta seguido por  / *  entre aspas duplas (“Pasta1 / *”). Para informações detalhadas sobre a convenção, consulte  aqui .
  6. Se você escolher a  opção Pasta específica  , no caso de migração IMAP, poderá especificar as pastas que precisam ser incluídas na Lista de Pastas Incluídas 
  7. Na Lista de Pastas Incluídas, insira os nomes das pastas entre aspas duplas ( “Pasta1” ), caso em que apenas essa pasta será incluída. Se você quiser que todas as subpastas de uma pasta pai sejam migradas, digite o nome da pasta seguido por  / *  entre aspas duplas ( “Pasta1 / *” ). Para informações detalhadas sobre a convenção, consulte aqui .
  8. Escolha se você deseja migrar todos os e-mails ou os que estão dentro de um período específico na opção Intervalo de datas.
  9. Isso será autenticado com o servidor de origem depois que você clicar em Adicionar .

Convenção para mencionar pastas:

  • Caso você queira mencionar uma pasta pai específica (por exemplo, relatórios), insira-a como  “Relatórios” .
  • Caso haja várias subpastas em Relatórios e você quiser mencionar todas as subpastas, insira-as como  “Relatórios / *”
  • No caso de existir uma subpasta em  Relatórios com o nome 2016,  e você quiser mencionar essa subpasta específica, insira-a assim:  “Relatórios / 2016”. 
  • Se você quiser mencionar todas as subpastas na Caixa de Entrada , somente a pasta Marketing sem as subpastas e uma subpasta específica, 2012 , sozinha na pasta Relatórios de Vendas , será necessário digitar a Lista de Pastas como esta –  “Caixa de Entrada / * “,” Marketing “,” Relatórios de Vendas / 2012 “.

Etapas para importar usuários do arquivo CSV:

Em vez de adicionar manualmente os usuários para migração, você também pode adicionar os detalhes do usuário a uma planilha do Excel, salvá-lo como um arquivo CSV e enviá-lo. As contas de usuário mencionadas no CSV serão enviadas para migração.

  1. Clique no  upload Contas link na página Contas de Migração.
  2. O formato para inserir os detalhes do usuário no arquivo CSV será diferente de acordo com o tipo de migração escolhido.
  3. No painel da direita da seção Carregar contas, você vai encontrar um exemplo de arquivo CSV.
  4. Os campos no arquivo CSV variam de acordo com os provedores do Gmail e Outros e-mails. Se você escolheu a migração IMAP do Gmail, o arquivo de amostra relevante será baixado.
  5. Faça o download do arquivo de amostra, procure os detalhes e insira os detalhes do usuário de acordo.
  6. Salve como um arquivo CSV.
  7. Escolha o respectivo arquivo e clique em Ok para fazer o upload das contas.
  8. As contas adicionadas serão listadas na seção.
  9. Você poderá modificar os detalhes do servidor ou o tipo de migração antes de iniciar a migração. 
  10. Verifique se todas as contas a serem migradas foram listadas na seção “Contas”. 

Nota:

  • Em todos os tipos de migração, a conta de origem, a senha e os detalhes da conta de destino devem obrigatoriamente ser inseridos no arquivo CSV.
  • Caso haja um problema durante o upload dos usuários, outro arquivo com os detalhes do erro será baixado automaticamente. 
  • Às vezes, pode haver um problema ao autenticar sua conta de origem devido a vários motivos. Para mais detalhes, siga esta página de ajuda.

Iniciar processo de migração

No Painel de Controle, navegue até Migração em Administração de Correio. Assegure-se de que as senhas de origem não sejam alteradas após a inclusão dos usuários para migração. A senha deve ser a mesma até que todo o processo de migração seja concluído. Você pode adicionar várias migrações de servidores diferentes ou do mesmo servidor para diferentes conjuntos de usuários para ter uma migração planejada e em fases. 

  1. A lista de migrações que você adicionou será listada na página Migrações.
  2. Clique em Iniciar  link, através da migração você acabou de adicionar para iniciar a migração. 
  3. A migração será agendada e o status será “Em andamento” para a migração em execução no momento. 
  4. Você pode visualizar o status geral da migração na listagem e o status detalhado da migração na seção Contas.
  5. Para a migração IMAP, as estatísticas detalhadas, juntamente com as informações da pasta, estarão disponíveis. 
  6. Clique na contagem no campo Total para exibir as informações detalhadas sobre os detalhes da migração de pasta.
  7. Em cada conta,  os erros, se houver, também serão listados com detalhes. Clique em Falha ao visualizar o número de e-mails não migrados e o motivo. 

Para mais informações sobre os motivos da falha na migração, siga esta página de ajuda.

Nota:

Suspensão da Migração

Durante o processo de migração, se o tamanho dos emails migrados na conta exceder o armazenamento permitido, os emails recebidos poderão ser bloqueados. Portanto, para evitar isso, se a conta atingir 80% do armazenamento permitido, a migração será suspensa (pausada) temporariamente. Você pode criar mais espaço excluindo alguns dos e-mails antigos ou indesejados da sua conta anterior ou comprando armazenamento adicional para sua conta Zoho.

Quando tiver certeza de que a conta tem espaço suficiente, você poderá retomar a migração.