Opções de email
O Zoho Mail fornece várias opções que podem ser necessárias para solucionar problemas ou para resolver outros problemas, como uma execução incorreta do email. Essas opções incluem disposições para obter os cabeçalhos do email, a solução para uma mensagem ilegível, salvar o email e imprimir o email.
Índice
Ver cabeçalhos de email
Os cabeçalhos de mensagens de e-mail estão presentes em todos os e-mails enviados e recebidos pela Internet. Eles possuem identificadores de mensagens exclusivamente identificáveis, o remetente, os destinatários e as informações sobre o assunto e também apresentam várias informações de diagnóstico que são úteis para identificação de spam, saltos de mensagens, atrasos e assim por diante.
Passos para obter os cabeçalhos de um email no Zoho Mail:
- Entre para mail.zoho.com .
- Abra o email cujos cabeçalhos você gostaria de ver.
- Clique no menu suspenso Mais ações , no canto direito do e-mail.
- Escolha a opção Show Original .
- Com os detalhes do cabeçalho da mensagem, você também poderá ver várias opções na nova janela.
- Caso queira baixar os cabeçalhos, clique na opção Download Full Content . Os cabeçalhos das mensagens serão baixados e salvos em seu sistema como um arquivo .txt.
- Você também pode optar por copiar o conteúdo do cabeçalho usando a opção Copiar para a área de transferência .
- Inicialmente, apenas os detalhes principais do cabeçalho, como Return Path, Detalhes de autenticação, etc. serão exibidos. Para visualizar todo o HTML do e-mail formatado, clique no Mostrar Conteúdo completo opção.
Geralmente, se você estiver com problemas no envio ou recebimento de e-mails, precisará enviar os cabeçalhos do e-mail. No caso de você ter problemas com a maneira como o e-mail é exibido, você precisa enviar toda a fonte do e-mail. As instruções passo a passo para obter os cabeçalhos de email de vários clientes de email estão disponíveis neste link de ajuda de terceiros .
Obtendo o ID da mensagem de e-mails:
- Entre na sua conta do Zoho Mail .
- Localize o email cuja ID da mensagem você deseja visualizar.
- Clique com o botão direito do mouse no email e selecione a opção Abrir em nova janela .
- Na URL da nova janela, localize a parte msgId = xxxxxxxxxxxxxxxxxxx .
- A série de números que seguem a parte ” msgId = ” do URL, será o ID da mensagem do seu email.
Enviada via – em e-mails
Em certos casos, o “endereço de origem” exibido no e-mail pode ser diferente do endereço de e-mail real com o qual o e-mail foi enviado. Há duas possibilidades:
- Casos genuínos: em casos reais, o proprietário ou o administrador do domínio / endereço de e-mail pode estar usando outro serviço ou aplicativo para enviar e-mails em seu nome. Nesse caso, o aplicativo enviará e-mails de um domínio de terceiros, o que difere do remetente real. (Ex: emails de marketing / newsletters / etc)
- Casos de falsificação: a maioria dos e-mails de spam ou phishing são enviados sob o pretexto de seu próprio domínio ou de um domínio / contato em quem você confia. Nesse caso, o remetente não teria nada a ver com o domínio que realmente envia esses e-mails. Embora a maioria desses e-mails seja identificada e marcada como spam pelos nossos filtros de spam, é possível que alguns desses e-mails sejam substituídos por sua Caixa de entrada.
Para ajudá-lo a identificar os e-mails, que têm o endereço de e-mail ‘De’ diferente do endereço de e-mail ‘Remetente’, o Zoho Mail fornece as informações ‘Enviadas via’ junto com as informações reais do remetente no painel de pré-visualização de e-mail. Você pode clicar no link “Via” para visualizar o remetente original do e-mail.
O Zoho Mail fornece estas informações, para protegê-lo de e-mails enganosos, enviados usando um endereço de e-mail diferente, sob o disfarce de alguns de seus contatos.
Clique no pequeno triângulo abaixo para ver os detalhes originais do remetente do email.
Nos casos em que você perceber essa diferença no endereço de e-mail real e no endereço De no e-mail, você poderá ser extremamente cauteloso e evitar a divulgação de informações importantes respondendo ao e-mail ou seguindo as instruções contidas no e-mail.
Aviso de spam
E-mails não autenticados e suspeitos são automaticamente identificados pelo Zoho Mail. Uma mensagem de aviso é exibida na visualização desses e-mails não autenticados. Esse aviso pode aparecer em diferentes cenários:
Detalhes
- Sende r não confirmado – quando o remetente real não é o mesmo que a pessoa / empresa que aparece para enviar o e-mail.
- Falha na verificação de spam – Quando o email falha, o DMARC / SPF / DKIM é verificado.
Você pode clicar no Relatório de Spam para marcar o email como Spam.
Nota:
A opção Denunciar spam não estará disponível para E-mails e e-mails compartilhados em Pastas compartilhadas ou na pasta Spam.
Imprimir Email
Você pode imprimir um e-mail usando a opção Imprimir em Mais opções ao ler e-mails. Selecione Imprimir no menu suspenso ao ler o email.
O formato imprimível do email será aberto em uma nova janela. Clique em Imprimir novamente para imprimir o email.
Salvar e-mail
Você pode salvar o conteúdo do email para referência futura no formato HTML. Ao ler seu e-mail, clique na lista suspensa Mais opções e escolha Salvar.
Isso salva apenas o conteúdo do email no formato HTML. Se você quiser os detalhes do remetente / assunto, use a opção de exportação nas Configurações.
Mensagens distorcidas ou truncadas
Quando você recebe um email, o conteúdo do email tem os detalhes de ‘codificação’ usando o email que será decodificado e exibido no Zoho Mail em um formato legível. A codificação UTF-8 é adotada como codificação universal e pode ser usada para exibir vários idiomas em navegadores e sem problemas na legibilidade de emails.
Em alguns casos, o conteúdo do email pode ter determinados códigos de caracteres, que não são suportados nos detalhes de ‘codificação’ fornecidos no email. Daí tal conteúdo pode aparecer Garbled ao visualizar a mensagem. Isso geralmente ocorre quando você tem uma cadeia de emails no mesmo thread, com diferentes valores de codificação de caracteres.
Você pode usar a opção “Exibir mensagem com erro” para abrir o e-mail específico em uma nova janela e escolher uma codificação adequada no navegador.
- Abra o email que parece estar distorcido.
- Selecione uma mensagem ilegível? dos mais opções de cair.
- A mensagem será aberta em uma nova janela do navegador.
- Selecione Codificação no menu Visualizar na barra de ferramentas do navegador.
- Na lista, selecione uma codificação apropriada para o idioma em que você acredita que esta mensagem foi gravada.
- A mensagem seria exibida corretamente ao selecionar a codificação correta.
- Se você ainda tiver problemas na exibição do email, entre em contato com o Zoho Mail Support com seus cabeçalhos de email.
Nota:
Navegadores diferentes têm nomes de menu ou itens diferentes para codificação. O Internet Explorer exibe o item como ‘Codificação de caracteres’, o Safari o exibe como ‘Codificação de texto’ etc. Selecione o item apropriado de acordo com o navegador que você usa.