Zoho Mail – detalhes da configuração POP

O protocolo POP ou Post Office permite que você acesse os e-mails em qualquer cliente de e-mail de sua escolha. O POP realiza recuperação de email unidirecional e não há sincronização entre os clientes de email e o servidor. O Zoho Mail pode ser configurado em qualquer cliente de e-mail POP padrão, fornecendo as  configurações do servidor POP e SMTP .

Você precisa ativar o acesso POP da conta antes de configurar a conta do Zoho Mail em qualquer cliente de email. A instrução passo a passo para alguns dos clientes de e-mail populares é fornecida nos links abaixo. 

Outlook | Thunderbird | Apple Mac Mail  | Amora

Vantagem do IMAP sobre POP

O protocolo IMAP ou Internet Message Access Protocol também pode ser usado no lugar do POP. IMAP e POP são protocolos de e-mail que permitem que você leia seus e-mails em aplicativos de terceiros, como o Outlook, o Thunderbird etc.

Enquanto o Zoho Mail suporta IMAP e POP, o IMAP tem mais vantagens sobre o método POP.

POP

IMAP

O POP pode ser usado apenas em um único dispositivo . O IMAP pode ser usado para acessar e-mails de vários dispositivos.
Uma maneira de comunicação:

  • Os emails são recuperados do servidor sem qualquer sincronização adicional entre o servidor e o cliente.
  • O status de leitura / não lido dos emails não é mantido.
  • As ações executadas nos emails (exclusão, movimentação, etc.) são refletidas apenas nesse cliente em particular.
Comunicação bidirecional:

  • Os e-mails são constantemente sincronizados nos dois sentidos entre o servidor e vários clientes de e-mail. 
  • O status de leitura / não lido dos emails é mantido.
  • As ações executadas nos emails (exclusão, movimentação, etc.) são refletidas em todos os dispositivos.
Os emails são baixados e excluídos do servidor, a menos que a opção “Manter uma cópia no servidor” seja fornecida. E-mails estão sempre no servidor e, portanto, podem ser acessados ​​sempre que necessário.
Os e-mails não são armazenados em backup, a menos que você tenha feito o backup dos seus e-mails manualmente. E-mails são automaticamente copiados para qualquer recuperação futura.
O POP usa espaço de armazenamento local à medida que os emails são baixados para o dispositivo. O IMAP economiza espaço de armazenamento local, pois os emails são armazenados em um servidor remoto.

Clique aqui para saber mais sobre o IMAP.

 Ativar acesso POP

Você precisa habilitar o acesso POP da conta do Zoho Mail, para começar a acessar a conta em outros clientes POP. Você pode ativar o acesso POP para todos os e-mails desde o início ou a partir daquele dia específico. 

  1. Entre para o  Zoho Mail
  2. Vá para  Configurações 
  3. Navegue para  Contas de Correio  >> Acesso POP 
  4. Você pode ativar o acesso POP em dois modos
    • Todos os emails  – Para ativar o acesso POP a todos os emails da conta – Todos os emails serão baixados pelo cliente POP que você configurar.
    • Emails que chegam a partir de agora – Habilite o acesso POP para emails que chegam a partir do momento em que o usuário habilita o acesso POP (somente os emails mais recentes serão baixados para o cliente POP que você configurar).

 Configurações POP para o Zoho Mail

Você pode configurar a conta do Zoho Mail em qualquer cliente POP padrão usando os detalhes do POP fornecidos abaixo. O endereço de e-mail completo da conta Zoho deve ser fornecido corretamente no campo de endereço de e-mail e no campo de nome de usuário. Caso você tenha a autenticação de dois fatores ativada, gere e use uma senha específica do aplicativono cliente de email. 

Configurações do Servidor de Entrada: (Usuários Pessoais com endereço de email como username @ zoho.com )

Nome do servidor de entrada: pop.zoho.com
Porta: 995
Requer SSL: Sim
Nome de usuário: username@zoho.com

Configurações do servidor de entrada: (Usuários da organização com endereço de e-mail baseado em domínio you @ yourdomain.com )

Nome do servidor de entrada: poppro.zoho.com
Porta: 995
Requer SSL: Sim
Nome de usuário: you@yourdomain.com

Configurações do servidor de saída: 

Nome do Servidor de Saída: smtp.zoho.com
Porta: 465, SSL ou
Porta: 587, TLS
Requer Autenticação: Sim

Nome de usuário: seu endereço de e-mail completo da conta do Zoho Mail . Se o seu domínio estiver hospedado no Zoho, forneça-lhe  você@seudominio.com.br  .

EmailAddress :: O seu endereço de email completo da conta do Zoho Mail . Se o seu domínio estiver hospedado no Zoho, forneça-lhe @seudominio.com .

Senha: Sua senha da conta Zoho

Você pode exigir uma  senha específica do aplicativo  para configurar a conta em outros dispositivos se a autenticação de dois fatores estiver ativada para sua conta. 

Nota:Se você for um usuário de login federado, não terá uma senha “Zoho” para sua conta. Use o link Esqueci minha senha na página accounts.zoho.com para gerar a senha específica do Zoho para sua conta no Zoho. As credenciais de login federado não funcionarão para o acesso POP / IMAP / Active Sync. 

 Incluir mensagens de spam no download POP

Você pode optar por incluir mensagens de spam para recuperação POP. O Zoho Mail fornece opções para incluir mensagens de spam ou para recuperar apenas emails de spam para recuperação POP. Se você confiar totalmente em seu cliente de e-mail e quando alguns dos e-mails recebidos de seus contatos conhecidos forem classificados como spam devido a vários motivos, inclua e-mails de spam para recuperação de POP. 

  1. Entre para o  Zoho Mail
  2. Vá para  Configurações 
  3. Navegue para  Contas de Correio  >> Acesso POP 
  4. Quando o Acesso POP estiver ativado, você poderá escolher a opção para incluir mensagens de spam.
    • Selecione ‘ Incluir Pastas de Spam ‘ para recuperar mensagens de spam em clientes POP
    • Desmarque a opção ” Incluir pastas de spam ” para não receber mensagens de spam em clientes POP

 Configurações de exclusão POP no Zoho Mail

Você pode optar por excluir e-mails do servidor ou deixar as mensagens no servidor quando o e-mail baixado via POP estiver marcado para exclusão. Quando você escolhe ‘Excluir e-mails do servidor’ nos clientes POP, o cliente marca o e-mail para exclusão no servidor e o remove da fila POP. No entanto, no Zoho Mail, você pode optar por manter o email no servidor, mesmo que o cliente marque o email para exclusão.  

  1. Entre para o  Zoho Mail
  2. Vá para  Configurações 
  3. Navegue para  Contas de Correio  >> Acesso POP 
  4. Quando o Acesso POP estiver ativado, você poderá escolher as configurações de Excluir POP.
    • Marque ” Excluir e-mails automaticamente ” para excluir os e-mails originais da sua conta quando o cliente POP buscar os e-mails.
    • Desmarque a opção ” Excluir e-mails automaticamente ” para não excluir os e-mails originais da sua conta quando o cliente POP buscar os e-mails.

 Desativar o acesso POP

Você pode desativar o acesso POP de sua conta sempre que optar por interromper a recuperação de POP. 

  1. Entre para o  Zoho Mail
  2. Vá para  Configurações 
  3. Navegue para  Contas de Correio  >> Acesso POP 
  4. Na seção Acesso POP, clique em ‘ Desativar ‘ para desativar o acesso POP.
Nota:Para usuários recém-cadastrados (plano gratuito), o recurso POP Access não estará disponível. Consulte aqui para mais detalhes.