Blueprint – uma visão geral
Desde o momento em que você captura um lead em seu sistema de CRM até o fechamento do negócio e além, sua organização pode ter vários processos de vendas em vigor. Por exemplo, geração e acompanhamento de leads, encerramento de negócios e gerenciamento de pedidos. Cada um desses processos tem várias etapas e diferentes equipes podem ser responsáveis por completar cada estágio. Neste ponto, é preciso ter um momento para ver se o CRM determina como esses processos devem ser executados.
Considere o processo de acompanhamento de ofertas, por exemplo. Esse processo tem várias etapas, como qualificação, negociação, proposta de valor e revisão legal, até que, finalmente, o negócio é fechado vencido / perdido.
- Em que ponto um acordo pode ir do “estágio de negociação” até o “desconto aprovado”?
- Ou em que ponto você pode dizer que um lead alcançou o status “Contacted”? Depois de ter entrado em contato com eles uma vez, duas vezes, cinco vezes? Se é cinco vezes, todos os seus representantes de vendas seguem o mesmo procedimento?
Quando o processo que você segue off-line não é capturado no software com precisão, não há garantia de que ele seja seguido da maneira correta. Pode haver inconsistências e lacunas no processo.
Esse é o problema que o Blueprint visa resolver.
O Blueho do Zoho CRM é simplesmente uma réplica online de um processo de negócios. Ele captura todos os detalhes de todo o seu processo off-line no software. Ele facilita a automação, validação e colaboração de equipes, tornando seu processo mais eficiente e livre de brechas.
Criando um Blueprint
Aprenda como criar um Blueprint no Zoho CRM com a ajuda do cenário a seguir.
Processo de acompanhamento de negociações nas vendas | Fluxos de processo de amostra de modelo
Executando um Blueprint
Aprenda como um Blueprint é executado.
Veja seus registros Blueprint | Executar Transições Blueprint | Visualizar relatórios de uso do Blueprint
Tutorial Blueprint
Visite este tutorial passo a passo sobre como configurar um Blueprint para vários cenários, como Qualificação de leads (processo contínuo), Acompanhamento de ofertas e Gerenciamento de pedidos.
Tutorial Blueprint