Configurando Formulários da Web

Criar um formulário da web envolve três etapas

  • Construindo o formulário – Arraste e solte os campos para criar um formulário e formatá-lo facilmente com o editor WYSIWYG.
  • Especificando os detalhes do formulário – Adicione detalhes, como nome do formulário, URL da página de destino (para onde o visitante precisa ser redirecionado após o envio do formulário), regra de atribuição de registro, detalhes de notificação, etc.
  • Gerando o código para o formulário – Incorpore o formulário usando vários formatos de código. Os códigos para alguns sites de terceiros (WordPress, Google Sites, Facebook e Joomla) estão prontamente disponíveis.

Você pode criar formulários da web para gerar registros para os Leads , Contatos , Casos e quaisquer outros módulos personalizados . Ao criar um formulário da Web, os seguintes elementos estão disponíveis no formulário:

Opção Descrição
Adicionar campos Arraste e solte os campos necessários no formulário. Por padrão, alguns dos campos já são adicionados quando você cria um novo formulário.
Definir fonte de campo e layout de formulário Use o editor WYSIWYG para alterar o estilo e o tamanho da fonte, a cor do plano de fundo, o alinhamento dos campos, etc. no formulário.
Inserir Captcha Captcha é usado para segurança em formulários de feedback, registro de website, comentários de visitantes, etc. Adicione captcha para o sistema Zoho CRM para evitar que programas de spam automatizados não autorizados preencham o formulário web. Esta opção está disponível apenas nas edições pagas.
Adicionar link da política de privacidade Adicione uma caixa de seleção para que as pessoas aceitem seus contratos legais, como os Termos e Condições, a Política de Privacidade, etc.
Upload de arquivos no formulário Capture arquivos através de seus formulários web-to-lead / contact / case (ou qualquer outro módulo personalizado), como capturas de tela de um problema, pedidos de orçamento, fotos de pessoas, etc. Você pode fazer upload de até 3 arquivos e o tamanho de todos os arquivos juntos devem estar dentro de 20 MB. Se o tamanho total do arquivo exceder o limite, o formulário não será enviado e o registro não será adicionado ao Zoho CRM. Esta opção está disponível apenas nas edições pagas.
Marcar campos como obrigatórios Colete informações importantes, como nome, endereço de e-mail, número de celular, etc., dos visitantes que preenchem o formulário da Web marcando os campos como obrigatórios.
Marcar campos como oculto Adicione um campo oculto e seu valor no formulário. Esses valores ocultos são enviados junto com o formulário da Web, mas ficam ocultos para os visitantes que preenchem o formulário.
Adicionar link de ajuda para um campo Um campo que você fornece pode exigir que os dados sejam preenchidos em um formato específico. Por exemplo, o formato de data pode precisar ser especificado em DD-MM-AAAA. Você pode usar a opção para adicionar uma dica ou dica para ajudar o visitante que preenche o formulário.
Alterar nome do botão O nome do botão de chamada para ação pode ser Salvar, Enviar ou outro outro nome. Você pode facilmente mudar o nome se suas necessidades mudarem.
Especifique o URL da localização do formulário O URL de localização é o URL da página da web em que você planeja hospedar o formulário da web. A especificação do URL ajuda a evitar spam e permite que apenas os formulários enviados pelo domínio fornecido sejam capturados como informações válidas.
Especifique o URL da página de destino Esta é a URL da página da web para a qual o visitante precisa ser redirecionado assim que o formulário da web for enviado.
Selecione a regra de atribuição de registro Os registros gerados pelos formulários da Web podem ser atribuídos automaticamente aos usuários no CRM com a ajuda de regras de atribuição.
Especifique opções de notificação Defina as notificações que precisam ser enviadas aos proprietários dos registros e aos visitantes que enviam os formulários. Modelos de email ou regras de resposta automática podem ser usados ​​para enviar emails de notificação. Quando o email tiver que ser enviado para usuários dentro da organização, ele será enviado como uma notificação do endereço de email notifications@zohocrm.com.
Ativar Double Opt-in Habilite o mecanismo double opt-in para webforms, para que os clientes que enviarem suas informações tenham que confirmar sua submissão antes que seus dados sejam enviados para o Zoho CRM. 
Incorporar código do formulário Incorporar o código do formulário da web na sua página da web. O código está disponível em três formatos diferentes: código-fonte HTML, código Embed e código iFrame.

Gerar formulários da Web

Para gerar formulários da web para leads, contatos e casos

  1. Vá para Setup > Developer Space  > Webforms .
  2. Na página Web Forms , escolha o módulo apropriado na lista suspensa. 
    Os formulários da web existentes para o módulo selecionado serão listados.
  3. Clique em Criar Formulário da Web .
  4. No construtor de formulários da web, faça o seguinte:
    • Construa um formulário
      • Arraste e solte os campos que você precisa no formulário da web.
      • Inserir captcha
      • Adicione a opção para fazer upload de arquivos.
      • Marque os campos como obrigatórios.
      • Tornar campos ocultos no formulário.
      • Forneça dicas ou links de ajuda para campos.
      • Definir fonte e layout do formulário.
      • Altere os nomes dos botões.
    • Especifique detalhes do formulário e outras opções
      • Adicione detalhes do formulário, como nome do formulário, URLs da página de destino e URL do local do formulário.
      • Definir uma regra de atribuição de registro.
      • Definir opções de notificação
    • Copiar código de formulário da web e opções de incorporação
      • Obtenha código para incorporar em seu site e em outros sites de terceiros. 
        O código está disponível em três formatos diferentes: código-fonte HTML, código Embed e código iFrame.

Etapa 1: criar um formulário

Arraste e solte os campos no editor WYSIWYG, que também fornece várias outras opções para criar um formulário.

Adicionar campos

Arraste e solte os campos que você precisa no formulário e altere o estilo e o tamanho da fonte, a cor do plano de fundo, o alinhamento dos campos, etc.

Para adicionar campos e definir a fonte e o layout do formulário

  1. Na guia Lista de campos , clique em um campo e arraste-o e solte-o no criador de formulários.
  2. Faça as alterações desejadas na fonte, na cor do plano de fundo, no alinhamento do rótulo do campo e na largura do formulário.

Nota

  • Por padrão, alguns dos campos já estão incluídos no formulário.
    • Para ligações e contatos – Última Nome , E-mail e telefone campos.
    • Para Casos – Status , Assunto e Descrição .
  • Você não pode remover os seguintes campos do formulário, pois eles são obrigatórios para um registro.
    • Para o campo Leads and Contacts – Last Name .
    • Para Casos – campo Assunto .
  • Para ter campos personalizados, você precisa primeiro criá-los no módulo específico. Veja também campos personalizados
  • Quando você adiciona o campo Nome da conta no formulário da Web para Contatos e os detalhes de contato são enviados, uma conta será criada automaticamente no Zoho CRM. Se uma conta com o mesmo nome já existir em sua conta do CRM, uma conta não será criada quando os detalhes do formulário forem enviados.
  • Uma conta será criada, mesmo se determinados detalhes do campo obrigatório não forem fornecidos. Mais tarde, quando a conta for editada, você precisará fornecer os outros detalhes obrigatórios antes de salvar o registro.

Fazer upload de arquivos

Capture arquivos através de seus formulários de web-to-lead / contato / caso, como capturas de tela de um problema, solicitações de cotação, fotos de pessoas, etc. O tamanho combinado do (s) arquivo (s) deve estar dentro de 20 MB. Se o tamanho do arquivo exceder o limite, o formulário não será enviado e o registro não será adicionado ao Zoho CRM. Esta opção está disponível apenas nas edições pagas.

Para adicionar a opção para fazer upload de arquivos

  1. Selecione a guia Ferramentas avançadas .
  2. Arraste e solte o campo Upload de arquivo . 
    Observe que o visitante não pode carregar um arquivo que exceda 20 MB. Você pode usar a opção de link de ajuda nas configurações do campo para fornecer essa dica.

Inserir Captcha

Adicione o captcha para evitar que programas de spam automatizados não autorizados preencham o formulário da web. Esta opção está disponível apenas nas edições pagas.

Para inserir o captcha

  1. Clique na guia Ferramentas avançadas .
  2. Arraste e solte o campo Captcha .

Inserir opção de política de privacidade

Toda empresa tem alguma forma de acordos legais em vigor, como um contrato de Termos e Condições, uma política de privacidade ou um Contrato de Licença de Usuário Final (EULA). É importante que as pessoas leiam esses acordos e concordem legalmente com eles com uma ação deliberada, como selecionar uma caixa de seleção em um formulário.

No Zoho CRM, você pode garantir que isso seja resolvido usando a opção Política de Privacidade . Usando essa opção, você pode adicionar uma caixa de seleção e personalizar a mensagem adequadamente. Ao contrário de outros campos da caixa de seleção, este campo de seleção tem uma validação; o formulário será enviado somente após essa caixa de seleção ter sido selecionada.

Para inserir a opção de política de privacidade

  1. Clique na guia Ferramentas avançadas .
  2. Arraste e solte o campo Política de Privacidade .
  3. No pop-up Privacy Policy , adicione e formate a mensagem desejada. 
    Você também pode adicionar um link ao texto (por exemplo, um link para a página da política de privacidade).

Marcar Campos como Obrigatório

Marcar campos importantes como obrigatórios para coletar informações importantes, como nome, endereço de e-mail, número de celular, etc., dos visitantes que preenchem o formulário da web.

Para marcar campos como obrigatórios

  1. Mova o cursor para o campo que você deseja marcar como obrigatório.
  2. Clique no ícone Configurações .
  3. No campo Propriedades de campo , marque a caixa de seleção Marcar como campo obrigatório .
  4. Clique em Concluído .

Marcar Campos como Ocultos

Adicione um campo oculto e seu valor no formulário. Esses valores ocultos são enviados junto com o formulário da Web, mas ficam ocultos para os visitantes que preenchem o formulário. Por exemplo, se você tiver hospedado o mesmo formulário em várias páginas da Web, o campo oculto ajudará a identificar qual página da Web hospedou o formulário da Web que gerou um registro específico.

Para tornar os campos ocultos no formulário

  1. Mova o cursor para o campo que você deseja ocultar no formulário.
  2. Clique no ícone Configurações .
  3. No campo Propriedades de campo , marque a caixa de seleção Marcar como campo oculto .
  4. Especifique o valor para o campo e clique em Concluído .

Fornecer Link de Ajuda

Um campo que você fornece pode exigir que os dados sejam preenchidos em um formato específico. Por exemplo, o formato de data pode precisar ser especificado em DD-MM-AAAA. Para tais requisitos, você pode usar a opção para adicionar uma dica ou dica para ajudar o visitante que preenche o formulário.

Para fornecer dicas ou links de ajuda para campos

  1. Mova o ponteiro do mouse para o campo para o qual você deseja fornecer dicas ou links de ajuda.
  2. Clique no ícone Configurações .
  3. No pop-up Field Properties , selecione a caixa de seleção Incluir link de ajuda .
  4. Escolha um dos seguintes?
    • Link e texto : especifique um texto para o link e forneça o URL do link.
    • Somente link : especifique o texto de ajuda / sugestão. Por exemplo, o campo de data pode ter o fotmat MM-DD-AAAA
  5. Clique em Concluído .

Alterar o nome do botão

Por padrão, existem dois botões de call-to-action: Submit e Reset . Você pode renomear esses botões conforme necessário.

Para alterar os nomes dos botões

  1. Mova o cursor para o campo que você deseja renomear no formulário.
  2. Clique no ícone Configurações .
  3. No pop-up Field Properties , modifique o nome do campo. 
    O nome do campo será alterado apenas no formulário.
  4. Clique em Concluído .

Remover campo do formulário

Remova facilmente campos indesejados do formulário da Web e adicione-os sempre que necessário.

Para remover um campo do formulário

  1. Mova o ponteiro do mouse para o campo que você deseja remover do formulário.
  2. Clique no ícone Excluir .

Visualizar o formulário da Web

Dê uma olhada no formulário da web antes de publicá-lo em seu site.

Para pré-visualizar o formulário

  1. No criador de formulários, clique no link Visualizar . 
    Uma prévia do formulário estará disponível.

Etapa 2: especificar detalhes do formulário

  1. Digite um nome de formulário (por exemplo, Feedback, Entre em contato, etc.).
  2. Especifique o URL do local do formulário . Esta deve ser a página da web em que o formulário da web será hospedado. Deve começar com “http: //” ou “https: //” . (por exemplo, https://www.zylker.com/contact-us.html ) 
    Você pode clicar em Adicionar para especificar até cinco URLs de localização. Se você pretende hospedar o formulário da Web em mais de cinco páginas da Web ou não tiver certeza de onde o formulário da Web será hospedado, insira * neste campo. Isso impede o spam e permite que apenas os formulários enviados através do domínio específico sejam capturados como informações válidas.
  3. Especifique um URL da página de destino . O visitante que enviar o formulário será redirecionado para o URL especificado aqui. Deve começar com “http: //” ou “https: //” . 
    O comprimento do URL de retorno não deve exceder 255 caracteres. (por exemplo, https://www.zylker.com/thank-you.html )
  4. Escolha uma das seguintes opções para atribuir o proprietário aos registros que são enviados por meio do formulário da web.
    • Escolha um usuário : selecione na lista suspensa. Todos os registros gerados pelo formulário serão atribuídos ao usuário selecionado.
    • Criar ou escolher [Módulo] Regra de atribuição para atribuir a propriedade: selecione uma regra de atribuição existente ou crie uma nova. Os registros serão atribuídos aos usuários com base nas regras definidas por você. Com as regras de atribuição, você pode implementar o método Round Robin para atribuir registros aos usuários. Consulte também Regras de atribuição
  5. Adicione Tags relevantes , se aplicável, da lista de tags existentes para o módulo. 
    A tag escolhida será adicionada a todos os registros capturados no formulário da web. 
  6. Ative o botão Ativar Double Opt-in . 
    Observe que essa opção só pode ser usada se o campo de email principal for adicionado ao formulário da web. Quando um formulário da web com duplo consentimento é enviado, um email de confirmação é enviado ao visitante para verificação adicional.
  7. Ative o Notify [Record] Owner , se necessário, e selecione um modelo de email que será enviado ao proprietário do registro. Quando um e-mail de notificação precisa ser enviado a usuários dentro da organização, ele é enviado como uma notificação do endereço de e-mail notifications@zohocrm.com.
  8. Ative Reconhecer visitante se você quiser enviar um email para a pessoa que enviou o formulário da web. Depois de selecionar um modelo de email, você será solicitado a inserir os campos De e Responder a . 
    Aqui você pode escolher uma destas opções na lista suspensa:

      • o endereço de e-mail da sua conta
      • endereço de e-mail da organização
      • endereço de e-mail do proprietário do registro
      • endereço de email de outro usuário
    • Usando a regra de resposta automática : Use uma das regras de resposta automática existentes . Com base nos detalhes coletados usando o formulário da Web, as regras de resposta automática podem ser acionadas para enviar e-mails específicos. 
      Quando os detalhes reunidos pelo formulário da web não satisfazem os critérios da regra de resposta automática, o modelo de email selecionado na segunda opção será enviado como um email de confirmação.
    • Resposta predefinida para todos os visitantes : escolha um modelo de email que será utilizado para enviar emails para os leads gerados através deste formulário da web.
  9. Ative o acompanhamento de visitantes e selecione o portal na lista suspensa. Se você tiver ativado o recurso, isso incluirá automaticamente o código de acompanhamento do visitante no código do seu formulário da web (aplicável somente aos formatos Código- fonte e Incorporar código ).

    • Se você escolher o formato do código iFrame nas Opções incorporadas , terá que adicionar manualmente o código de acompanhamento do visitante junto com o código iFrame na sua página da web. Apenas para o formato de código iFrame, o código de acompanhamento do visitante não é incluído automaticamente junto com o código. Para os formatos Código- fonte e Incorporar código, o código de acompanhamento do visitante será incluído automaticamente. 
      Para encontrar o código de acompanhamento de visitantes a incorporar, vá para Configuração > Canais  > Bate  – papo e copie o código na página Acompanhamento de visitantes .
    • Se você não ativou o recurso Rastreamento de visitantes , será solicitado que você crie um portal aqui para começar a usar esse recurso.
  10. Marque a caixa de seleção Solicitar aprovação se quiser enviar os registros para aprovação. Consulte também Aprovar registros
    Observe que os usuários com a permissão Aprovar Web-a-leads / Contatos / Casos no perfil podem aprovar os registros.
  11. Clique em Salvar .

Nota

  • A opção Request Approval (Aprovação de Solicitação ) ajudará você a validar os registros gerados manualmente e, em seguida, os adicionará ao módulo correspondente no Zoho CRM. Se essa opção não for selecionada, todos os registros gerados pelo formulário da Web serão adicionados diretamente aos módulos correspondentes.
  • Se o nome do domínio no URL de localização não corresponder ao URL em que o formulário da Web está hospedado, as informações não serão capturadas. Como alternativa, você pode inserir [*] no campo URL de destino para capturar de outros / vários domínios.

Etapa 3: use o código do formulário da web para incorporar

O código para o formulário da web está disponível em três formatos: código-fonte , código incorporado e código iFrame . O código também está disponível para alguns sites de terceiros: WordPress, Facebook, Google Sites e Joomla. Por favor, note que o código Script e iFrame está disponível apenas nas edições pagas.

Para incorporar código de formulário da web

  1. Selecione Código Fonte , Incorporar ou o código iFrame da lista conforme necessário.
  2. Copie o código e cole-o no site onde você deseja o formulário da web.
  3. Marque a caixa de seleção Rastrear os registros junto com as informações do Google Ads através de formulários da Web , se desejar. 
    Copie o código de acompanhamento exibido e cole-o na parte inferior de todas as páginas do seu website imediatamente antes da tag </ body>. 
    Tenha em atenção que este código de controlo dos Anúncios Google aparece apenas se for um utilizador do Google Suite e tiver ativado a integração com os anúncios do Google.
  4. Clique em Concluído .

Nota

  • Para evitar spam, o formulário da Web gerado (arquivo HTML) deve ser publicado em um servidor da Web ativo (Apache, Microsoft, IIS etc.).
  • O formulário da web não funcionará se você enviar os valores de formulário da sua área de trabalho.
  • Quando o código HTML é gerado para o formulário da Web, certas entidades ficam ocultas por padrão. Se você remover essas entidades ocultas, o formulário da web não funcionará. Aqui está o snippet de código que não deve ser removido do seu código de formulário da web:
    <input type = “hidden” nome = “xnQsjsdp” value = “” /> <tipo de entrada = “oculto” nome = “xmIwtLD” valor = “” /> <tipo de entrada = “oculto” nome = “tipo de ação” valor = “” /

Ativar Double Opt-in

O opt-in duplo é um processo no qual os usuários confirmam duas vezes que estão interessados ​​no que você oferece e que deseja preencher o formulário da web. Ele ajuda você a obter leads de qualidade e permite que você dedique tempo e recursos a pessoas que desejam ouvi-lo. Quando você habilita o mecanismo double opt-in para webforms, os clientes que enviam suas informações terão que confirmar sua submissão antes que seus dados sejam enviados para o Zoho CRM. 

As duas etapas envolvidas no double opt-in são:

  1. Um usuário preenche seu endereço de e-mail e outros detalhes e envia o formulário pelo seu site.
  2. Um email de confirmação é enviado para o endereço de email fornecido pelo usuário. O usuário precisa clicar no link no email e confirmar.

Para ativar o opt-in duplo para seu formulário da web

  1. Vá para Setup > Developer Space  > Webforms .
  2. Na página Web Forms , escolha o módulo na lista suspensa. 
    Os formulários da web existentes para o módulo selecionado serão listados.
  3. Clique em Criar Formulário da Web ou escolha um dos formulários da Web existentes.
  4. No construtor de formulários da Web, edite o formulário, se necessário, e clique em Próxima etapa .
  5. No pop-up Detalhes do formulário , ative o botão Ativar Double Opt-in . 
    Observe que essa opção só pode ser usada se o campo de email principal for adicionado ao formulário da web. Quando um formulário da web com duplo consentimento é enviado, um email de confirmação é enviado ao visitante para verificação adicional.
  6. Clique em Salvar .
  7. Publique o código do novo formulário da Web gerado no seu site.